Maracanaú supera meta projetada do Ideb para os anos finais

Você está visualizando atualmente Maracanaú supera meta projetada do Ideb para os anos finais
  • Autor do post:
  • Categoria do post:Educação
  • Tempo de leitura:2 minutos de leitura

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresentaram os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB 2021 e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB 2021 na última sexta-feira, 16 de setembro.

O SAEB, por meio de testes, avalia a qualidade da educação ofertada pelas escolas públicas brasileiras. Essa avaliação reflete os níveis de aprendizagem dos estudantes de 5° e 9° ano e se realiza a cada 2 anos, nas etapas citadas, de forma censitária.

Quanto aos resultados do município de Maracanaú, podem ser destacados os seguintes pontos:
1) Superou a meta projetada para os anos finais, mesmo em contexto de pandemia;
2) Obteve a 5ª colocação nos anos iniciais entre os municípios da CREDE 01, do Estado do Ceará;
3) Obteve a 3ª colocação nos anos finais entre os municípios da CREDE 01, do Estado do Ceará;
4) Ficou em 5º lugar nos anos iniciais e nos anos finais entre os municípios cearenses com mais de 100 mil habitantes;
5) Quase 70% das escolas que ofertam 9° ano atingiram ou superaram a meta projetada para esta etapa.

Esses resultados trazem ainda a marca do contexto educacional atípico, imposto pela COVID-19, que vivenciamos recentemente. Contudo, a Prefeitura reconhece os esforços empreendidos por todos que fazem o Sistema Municipal de Ensino de Maracanaú e parabeniza todas as escolas que participaram e obtiveram êxito.

Os esforços e a atenção seguem voltados para a próxima avaliação externa que será do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE. Esta avaliação acontecerá até dezembro. Contamos com a participação e empenho de todos.