Maracanaú tem a melhor gestão fiscal do Ceará

Você está visualizando atualmente Maracanaú tem a melhor gestão fiscal do Ceará

Maracanaú é primeiro lugar na gestão fiscal entre os 184 municípios do Ceará. É o que aponta o mais novo Índice Firjan de Gestão Fiscal – IFGF de 2023 da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro – Firjan. Trata-se do mais respeitado e completo estudo sobre a gestão fiscal das cidades brasileiras, que existe desde 1990 e analisou nesta edição 5.240 municípios brasileiros. O IFGF 2023 se baseia em dados fiscais oficiais declarados pelas prefeituras à Secretaria do Tesouro Nacional (STN) do Governo Federal, tendo como base o ano de 2022. O Índice é composto por quatro indicadores, que assumem o mesmo peso para o cálculo da nota geral, 25%: Autonomia, que é a capacidade de financiar a estrutura administrativa; Gastos com Pessoal, que significa o grau de rigidez do orçamento; Liquidez, que trata do cumprimento das obrigações financeiras das prefeituras; e Investimentos, que é a capacidade de gerar bem-estar e competitividade. Maracanaú alcançou a nota 0,9179 (no máximo de 1), ficando em primeiro no Ceará e em 283º lugar no Brasil.

Segundo o secretário de Gestão, Orçamento e Finanças, Gerson Cecchini, esta é mais uma grande conquista da gestão do prefeito Roberto Pessoa, que soube manter o controle de gastos, avaliando prioridades e metas a serem atingidas tanto na receita quanto na despesa. “O desempenho fiscal de Maracanaú é resultado de um esforço fiscal estratégico perseguido no início de 2021 para retomada da capacidade de investimento. Um dos focos centrais da gestão foi a elevação da poupança corrente, com vistas à obtenção de nota de classificação à realização de operações de crédito. Isso pode ser observado quando o Município saiu da 31ª posição estadual no Ranking IFGF em 2020 para a 4ª em 2021. De modo que, em 2022, a continuidade desse trabalho focado foi coroada com esse importante índice de 1º lugar”, detalha.

Gerson Cecchini acrescenta que progressivamente a Prefeitura de Maracanaú vem avançado para otimizar a gestão fiscal. Para isso realizou esforços no monitoramento e controle das despesas correntes, inclusive dos gastos com pessoal e melhoria da receita. “No tocante à melhoria da receita, pode-se citar a atualização da legislação tributária local, a célere adaptação aos procedimentos fiscais internos em decorrência de decisões de órgãos da União, além da busca por novas fontes de financiamento”, acrescenta.