Maracanaú terá grande festival de moda a partir de 2026

No momento, você está visualizando Maracanaú terá grande festival de moda a partir de 2026

Maracanaú quer se tornar a grande vitrine da moda no Nordeste a partir de 2026, quando sediará uma dos maiores festivais de moda do Brasil. A primeira edição do evento deverá acontecer em setembro de 2026, nos moldes do Festival do Jeans de Toritama – FJT, em Pernambuco, um dos principais do País. Os detalhes para realização do evento foram debatidos hoje, 04 de agosto, em reunião no Palácio das Maracanãs, onde o prefeito Roberto Pessoa recebeu o presidente do Sindicato da Indústria de Confecção de Roupas de Homem e Vestuário (SindRoupas), Paulo Rabelo Pinheiro, o diretor da Santana Textiles, Antonio Manzarra, o produtor do Festival de Jeans de Toritama, Thiago Alexandre, e o secretário de Inclusão e Cidadania, Carlos Matos Lima, responsável pela articulação para realização do evento. O festival de moda em Maracanaú acontecerá no terreno de 80 mil m² onde é realizado o São João.

O presidente do SindRoupas, Paulo Rabelo, explica que é um desejo antigo dos empresários do setor realizar um grande festival de moda no Estado, impulsionado pelo jeanswear. O empresário explicou que o SindRoupas, sindicato da Federação das Indústrias do Ceará – Fiec, atuará como articulador junto à iniciativa privada e ao poder público e que a Agência de Desenvolvimento do Ceará – Adece do Governo do Estado já sinalizou apoio ao projeto. Antonio Manzarra, diretor da Santana Textiles, explicou que o Ceará já possui toda a cadeia produtiva da confecção, mas é preciso ampliar as estratégias de comercialização e dar mais visibilidade às marcas e o festival de moda em Maracanaú contribuiria com este objetivo. “Maracanaú sempre foi destaque por receber grandes indústrias de confecção, então o fato de ser um polo do setor no Estado já é um diferencial para receber este grande festival de moda”, explicou Manzarra, destacando que o evento terá o apoio da Santana Textiles.

Thiago Alexandre, produtor do Festival de Jeans de Toritama – FJT, a escolha de Maracanaú para sediar este festival deve-se também à localização estratégica na Região Metropolitana de Fortaleza, por possuir fortes indústrias do setor e na experiência de realização de grandes eventos como o São João de Maracanaú. “Queremos que Maracanaú se torne uma vitrine da moda no Nordeste”, acrescentou o produtor da FJT. Já o secretário municipal Carlos Matos Lima enalteceu que um grande festival de moda em Maracanaú propiciará mais dinamismo ao setor, gerando inclusão social e mais emprego e renda no Município.