Máscaras de proteção continuam obrigatórias nos equipamentos de saúde

Você está visualizando atualmente Máscaras de proteção continuam obrigatórias nos equipamentos de saúde
  • Autor do post:
  • Categoria do post:Saúde
  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura

A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Saúde, vem reforçar que o uso de máscaras de proteção continuam obrigatórias em todos os equipamentos de saúde como hospitais, policlínicas, clínicas médicas e odontológicos, postos de saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Em Maracanaú, o uso também é obrigatório na Secretaria de Saúde do Município.

O Decreto Estadual Nº 34.795 de 11 de junho de 2022 dispõe sobre medidas de controle da Covid-19 no Estado do Ceará. Ao falar da obrigatoriedade do uso de máscara em locais fechados, no Capítulo 1, Art. 1º, § 6º diz que “Permanece obrigatório o uso de máscaras de proteção no transporte coletivo, seus locais de acesso e nos equipamentos de saúde, tais como hospitais, policlínicas, clínicas médicas e odontológicas, postos de saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)”.

O uso de máscara voltou a ser recomendado em ambientes fechados, incluindo instituições de ensino e locais abertos que possibilitem aglomeração. A medida, que passou a ser válida na segunda-feira, 13, foi tomada pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia para conter o aumento de casos positivos para a Covid-19, observado em todo o Brasil. O decreto anterior, vigente até o dia 12 de junho, já determinava a obrigatoriedade de máscaras em transportes coletivos e equipamentos de saúde. A regra permanecerá em vigor.

A nota da Prefeitura de Maracanaú vem com o objetivo de conscientizar pessoas resistentes ao uso da máscara nos equipamentos de saúde do Município. Mesmo com a flexibilização da não obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados, existem exceções importantes para precaução. A recusa do uso de máscara impossibilita a entrada nos equipamentos de saúde por medidas de segurança para os demais pacientes e profissionais.

Obrigatoriedade do uso de máscaras:

– Transporte coletivo e seus locais de acesso, como terminais;
– Equipamentos de saúde como hospitais, policlínicas, clínicas médicas e odontológicos, postos de saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Recomendação do uso de máscaras:

– Idosos;
– Pessoas com comorbidades;
– Pessoas que estejam com síndromes gripais;
– Ambientes fechados, incluindo instituições de ensino, e em locais abertos que possibilitem aglomeração;
– Locais abertos com aglomeração ou com maior proximidade de pessoas.

A Secretaria de Saúde alerta sobre a importância de dar continuidade ao esquema vacinal com a dose reforço contra a Covid-19, para que possamos avançar na flexibilização das medidas de controle. A imunização contra a Covid-19 está acontecendo nos Postos de Saúde do Município, de segunda a quinta(8h às 11h:30 e 13h às 15:30), sexta(8h às 13h:30) e aos sábados(8h às 17h) nos Postos de Saúde abertos para campanha de vacinação. Também no São João de Maracanaú, de terça a domingo, a partir das 18h. Não há necessidade de agendamento e o público pode se dirigir ao local mais próximo com documento de identificação com foto, cartão do SUS e comprovante de residência.