Nesta segunda-feira, 9 de junho, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, esteve em Maracanaú para uma série de visitas institucionais que evidenciam o protagonismo do município na implementação de políticas públicas voltadas à segurança alimentar, assistência social e inclusão produtiva.
A agenda iniciou com visita ao Restaurante Popular e ao Banco de Alimentos de Maracanaú. O Restaurante Popular é reconhecido nacionalmente como um modelo de eficiência na oferta de refeições a baixo custo para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Já o Banco de Alimentos atua na captação de gêneros alimentícios e na sua redistribuição para instituições sociais e famílias do município.
Em seguida, o ministro participou da solenidade de lançamento da pedra fundamental da Casa da Mulher Brasileira de Maracanaú, que será um importante equipamento voltado ao enfrentamento à violência contra a mulher, reunindo diversos serviços de acolhimento e assistência.
Durante visita ao Cras Pajuçara, Wellington Dias conheceu o projeto-piloto que está sendo desenvolvido no município em parceria com o Governo Federal. Maracanaú foi escolhida como uma das cidades pioneiras para testar um novo modelo de integração entre os serviços de assistência social e políticas de inclusão produtiva, fortalecendo a autonomia econômica das famílias atendidas.
A programação foi encerrada com visita à Cidade Cenográfica do São de Maracanaú 2025. Na ocasião, foi realizada cerimônia de adesão de Maracanaú ao Programa Federal “Acredita no Primeiro Passo” e o lançamento do Programa Municipal “Eu Quero Mais”, que visa ampliar as oportunidades de capacitação e inserção no mercado de trabalho para jovens e adultos maracanauenses.
O ministro Wellington Dias esteve acompanhado pelo prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, pelo vice-prefeito Gerson Cecchini e da deputada federal Fernanda Pessoa. Bem como dos deputados estaduais Firmo Camurça e Júlio César Filho, do presidente da Câmara Municipal, Raphael Pessoa, da secretária de Assistência Social e Segurança Alimentar, Meire Costa Lima, entre outras diversas autoridades locais. A presença do ministro reforça o reconhecimento nacional do trabalho desenvolvido em Maracanaú na promoção da dignidade, cidadania e combate à fome.