Município realiza Semana de Combate à Hanseníase

Você está visualizando atualmente Município realiza Semana de Combate à Hanseníase

A Secretaria da Saúde, por meio do Programa Municipal de Hanseníase, iniciará na próxima segunda-feira, 27, a Semana Municipal de Combate à Hanseníase. A iniciativa é em alusão ao Dia Mundial de Combate à Hanseníase, que é comemorado no último domingo do mês de janeiro. Por meio do slogan “Quanto mais cedo descobrir e se tratar, maior a chance de evitar sequelas”, a Secretaria da Saúde de Maracanaú reforça a importância do diagnóstico na fase inicial da doença, do tratamento oportuno e cura evitando, assim, as incapacidades físicas. A ação visa eliminar fontes de infecção, reduzir e minimizar os sofrimentos causados pelas incapacidades físicas resultantes do diagnóstico tardio.

As ações serão realizadas do dia 27 a 31 de janeiro em todos os postos de saúde, visando intensificar a abordagem aos pacientes que estão procurando as Unidades Básicas de Saúde, detectando sinais da doença, como manchas pelo corpo e diminuição da sensibilidade térmica, dolorosa e tátil, além de promover ações educativas. A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população maracanauense acerca dos sinais e sintomas da doença, importância do diagnóstico precoce, realização do tratamento e reafirmar o compromisso de luta contra a doença em nosso Município.

Confira a programação da Semana Municipal de Combate à Hanseníase: