Nova composição do Conade toma posse e mesa diretora é eleita

Você está visualizando atualmente Nova composição do Conade toma posse e mesa diretora é eleita
Foto reprodução: (Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência)

A ministra Luislinda Valois, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República – SDH/PR assinou na última quarta-feira, 15 de fevereiro, na sede do órgão, em Brasília, o termo de posse da nova composição do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Conade. Na ocasião, o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ceará – Cedef foi eleito como representante titular dos Conselhos Estaduais. Onde foi representado pelo seu presidente, Francisco Jacinto Araújo da Silva, que também é o atual presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Maracanaú- CMDPD.

Na continuação dos trabalhos, a nova mesa diretora do biênio 2017-2019 terá na sua presidência o secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Moisés Bauer Luiz e o representante da Federação Nacional das Associações Pestalozzi, Marco Antonio Castilho Carneiro, eleito como vice- presidente. O evento contou ainda com a presença do secretário-adjunto de Direitos Humanos, embaixador Sílvio Albuquerque, da secretária Nacional da Criança e do Adolescente, Cláudia Vidigal e parlamentares.

Conade – Formado por 38 conselheiros, sendo 19 da sociedade civil e 19 do governo, o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência é um órgão superior de deliberação colegiada, criado em 1 de junho de 1999 para acompanhar e avaliar o desenvolvimento de uma política nacional para inclusão da pessoa com deficiência e das políticas setoriais de educação, saúde, trabalho, assistência social, transporte, cultura, turismo, desporto, lazer e política urbana dirigidos a esse grupo social. O Conade faz parte da estrutura básica da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos. (Artur Filho)