Você está visualizando atualmente NUCA participa de audiência pública sobre o Fortalecimento e Participação das Mulheres nos espaços de Poder e Decisão

O Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA, participou no dia 3 de dezembro, da Audiência Pública sobre o Fortalecimento e Participação das Mulheres nos espaços de Poder e Decisão, na Câmara Municipal de Maracanaú.

Estiveram presentes a vereadora Aline do Hospital, autora do requerimento, o mobilizador de Adolescentes e Jovens do Selo Unicef, professor José Mauro Braz de Aquino, a secretária de Assistência Social e Cidadania e articuladora da Comissão do Selo Unicef, Glauciane Viana, a ex-vereadora, Margarete Rose, a presidente da Comissão Especial de Mediação, Conciliação e Arbitragem da OAB RMF, Vládia de Moura Lendengue, a estudante e representante do NUCA, Letícia Kauany e a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Cesariny Campos.

Os objetivos foram sensibilizar a sociedade no sentido de implementar estratégias para ampliar a participação das meninas e mulheres nos espaços de poder e decisão, sobretudo no município onde moram. Garantir a realização do direito à participação cidadã de adolescentes, que é, a um só tempo, um direito e um instrumento para conhecer e reivindicar outros direitos, enfrentar vulnerabilidades e superar desigualdades que afetam suas vidas. Apoiar adolescentes em seu processo de desenvolvimento integral e garantir que participem da melhoria das condições de vida em seu Município.

Letícia Kauany, representante do NUCA, destaca que as mulheres são a maioria do eleitorado e enfatiza que “se nós não procurássemos nosso lugar, para fazer nosso papel, não irá ter alguém atrás da gente dizendo: ‘Olha você vai ter que fazer isso’. Então devemos sempre lutar pelo nosso direito. Já tivemos muitas conquistas na questão do voto, de cargos, no sentido político e ou de outros serviços, mas é necessário conquistar mais espaços” e conclui com a pergunta: “por que somos a maioria do eleitorado brasileiro e no parlamento somos a minoria?”

A Audiência Pública contou com a participação das vereadoras Helenita Sousa, Ivani Aguiar e Silvana Maciel, além dos vereadores Demir Peixoto, Chico Barbeiro, Ivonaldo Lima, Rafael Lacerda, Raphael Pessoa, Robério Sousa, Lucinildo Frota, Francisco Antenor, Patriarca Neto e Pedro Rodrigues que dialogaram sobre a participação das mulheres no parlamento. (Bruna Marques)