NUCA realiza roda de conversa sobre racismo com estudantes da rede municipal

Você está visualizando atualmente NUCA realiza roda de conversa sobre racismo com estudantes da rede municipal
Foto: Pierre Veras
  • Autor do post:
  • Categoria do post:Educação
  • Tempo de leitura:2 minutos de leitura

Os estudantes das Escolas Municipais participaram do encontro do Núcleo de Cidadania de Adolescentes — NUCA, uma proposta do Selo UNICEF. A roda de conversa aconteceu nesta terça-feira, 14/11, na Unifametro.

O NUCA tem o objetivo de formar os jovens para a discussão de temáticas importantes do cotidiano, tanto na escola, como na sociedade. Dessa vez, o tema abordado foi o enfrentamento ao racismo, onde os jovens aprenderam e trouxeram suas vivências para contribuir com o debate.

Sérgio Murilo, técnico da Secretaria de Educação, fala da relevância do projeto. “Capacitar os estudantes para poderem, na perspectiva do letramento racial, contribuir com essas discussões nas escolas, serem multiplicadores dessa temática, e promover realmente uma educação de qualidade com equidade”, explica.

A estudante Sophia de Lima, do 8.º ano da Escola Municipal Walmiki Sampaio de Albuquerque, diz que esse momento é necessário. “Têm muitas outras gerações que não sabem exatamente como isso funciona, e ter esses tipos de palestras e reuniões é importante tanto para a conscientização, quanto para gente se aprofundar mais no assunto. E também que possa no futuro, a gente estar passando isso para outras pessoas que não tinham o conhecimento assim como a gente”, destaca.

José Henrique, aluno do 9.º ano da Escola Municipal Professor José Maria de Barros Pinho, também considera muito importante a discussão desse tema. “O racismo é um tema muito comum entre o pessoal. Desde criança são influenciados a atos racistas”, afirma.