Você está visualizando atualmente Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) promove reunião com novos integrantes

Os novos integrantes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) estiveram reunidos virtualmente, na última quarta-feira, (14/04/2021) para conhecerem as atividades e ações que irão desenvolver pelos próximos quatro anos, de 2021 a 2024. Os 26 adolescentes foram apresentados ao Busca Ativa Escolar e a plataforma Pode Falar, do UNICEF.

Participaram do encontro, Glauciane Oliveira, articuladora do Selo UNICEF e Secretária Executiva da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, Mauro Braz, mobilizador do NUCA, Mônica Torres, coordenadora de Gestão Escolar da Secretaria de Educação, Afonso Filho, membro da Comissão do Selo UNICEF.

Mauro Braz é o mobilizador municipal do NUCA, entre as competências estão definição de temas e implementação das atividades, articulando suas ações com as diversas instituições no município que desenvolvam atividades na área da infância e da adolescência, principalmente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Além de manter diálogo permanente com a articuladora do Selo UNICEF no município, que, por sua vez, poderá acessar as Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, entre outras instâncias governamentais, para garantir que a opinião dos adolescentes seja levada em consideração em ações, programas e políticas públicas do município.

O UNICEF propõe que os municípios mobilizem, organizem e criem espaços e/ou instâncias de participação de adolescentes. A ação central desta iniciativa é a criação de pelo menos um núcleo de cidadania de adolescentes em cada município participante.