Os novos integrantes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) estiveram reunidos virtualmente, na última quarta-feira, (14/04/2021) para conhecerem as atividades e ações que irão desenvolver pelos próximos quatro anos, de 2021 a 2024. Os 26 adolescentes foram apresentados ao Busca Ativa Escolar e a plataforma Pode Falar, do UNICEF.
Participaram do encontro, Glauciane Oliveira, articuladora do Selo UNICEF e Secretária Executiva da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, Mauro Braz, mobilizador do NUCA, Mônica Torres, coordenadora de Gestão Escolar da Secretaria de Educação, Afonso Filho, membro da Comissão do Selo UNICEF.
Mauro Braz é o mobilizador municipal do NUCA, entre as competências estão definição de temas e implementação das atividades, articulando suas ações com as diversas instituições no município que desenvolvam atividades na área da infância e da adolescência, principalmente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Além de manter diálogo permanente com a articuladora do Selo UNICEF no município, que, por sua vez, poderá acessar as Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, entre outras instâncias governamentais, para garantir que a opinião dos adolescentes seja levada em consideração em ações, programas e políticas públicas do município.
O UNICEF propõe que os municípios mobilizem, organizem e criem espaços e/ou instâncias de participação de adolescentes. A ação central desta iniciativa é a criação de pelo menos um núcleo de cidadania de adolescentes em cada município participante.