A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Saúde, informa que, a partir do dia 1º de julho, oito medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) deixarão de ser fornecidos pela Central Municipal de Abastecimento Farmacêutico (CAF) e serão distribuídos exclusivamente nas farmácias das Unidades de Saúde da Família (USFs) do município.
A medida visa descentralizar o acesso aos medicamentos e facilitar o atendimento à população, garantindo maior comodidade e agilidade no processo de dispensação. A mudança contempla medicamentos voltados ao tratamento de agravos prevalentes da Atenção Básica, conforme previsto na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME).
Confira os medicamentos que terão a dispensação alterada:
1. Doxazosina 2 mg;
2. Finasterida 5 mg;
3. Levodopa + Benserazida 100/25 mg (comprimido);
4. Levodopa + Benserazida 100/25 mg (cápsula);
5. Levodopa + Benserazida 200/50 mg (comprimido);
6. Metoprolol 25 mg (comprimido);
7. Nitrofurantoína 100 mg;
8. Ondansetrona 4 mg.
Com a mudança, os pacientes que necessitam desses medicamentos deverão se dirigir ao Posto de Saúde mais próximo da sua região, onde poderão retirá-los diretamente na farmácia da unidade, de forma prática e segura.
ATENÇÃO! Para a retirada das medicações, os pacientes precisam apresentar a seguinte documentação: receita (original e cópia), cartão do posto e RG.
A Secretaria de Saúde de Maracanaú reforça que a descentralização visa ampliar o acesso da população aos medicamentos essenciais, otimizando a logística de distribuição e fortalecendo a atenção básica à saúde no município.
Para mais informações e esclarecimentos, a população pode entrar em contato com a Central de Abastecimento Farmacêutico, pelo telefone: 3383-6475.