Ouvidores de Maracanaú participam de Certificação Nacional promovida pela ABO

No momento, você está visualizando Ouvidores de Maracanaú participam de Certificação Nacional promovida pela ABO
Foto: Rafael Dourado

Os ouvidores e integrantes das equipes de Ouvidoria da Prefeitura de Maracanaú participaram da Certificação de Ouvidores e Sistemas de Ouvidoria, promovida pela Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional). A iniciativa visa garantir padrões mínimos de atuação profissional, tanto em ambientes corporativos quanto na administração pública.

Composta por profissionais especializados e com ampla experiência na área, a ABO Nacional conduz o processo de certificação com base em critérios rigorosos de avaliação, ética e alinhamento com sua missão institucional. A certificação é conferida mediante avaliação técnica e emissão de certificado numerado, reconhecido no mercado.

O conteúdo avaliado é previamente divulgado e contempla os fundamentos essenciais e aspectos de gestão de Ouvidorias, assegurando que os profissionais certificados estejam aptos a exercer suas funções com excelência.

A certificação possui validade de 60 meses (cinco anos), a contar da data de emissão. Após esse período, o profissional deverá passar por um exame de atualização para renovação da credencial.

Representaram Maracanaú no processo de certificação:

Pedro Hítalo — Ouvidor da Educação;
Clara Brito — Ouvidora da Saúde;
Alex Fernandes — Ouvidor da Emergência 24h do Hospital Municipal;
Daniele Carlos Moreira — Técnica da Ouvidoria Geral do Município;
Vitória Barreto — Coordenadora da Ouvidoria Geral do Município.

A Ouvidora Geral do Município, Janaina de Oliveira, destacou a relevância da formação para a melhoria contínua dos serviços prestados pelas Ouvidorias no município. “O curso e a certificação são fundamentais para a qualidade do trabalho das Ouvidorias de Maracanaú. A gestão municipal prioriza o fortalecimento do diálogo entre o cidadão e a Administração Pública, de modo que as manifestações oriundas do exercício da cidadania contribuam efetivamente para a melhoria dos serviços públicos ofertados”, afirmou.