Ouvidoria leva projeto de escuta e cidadania para 10 escolas da rede municipal de Maracanaú

No momento, você está visualizando Ouvidoria leva projeto de escuta e cidadania para 10 escolas da rede municipal de Maracanaú

A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Ouvidoria Geral do Município e da Ouvidoria da Secretaria de Educação, dá início nesta quarta-feira, 1º de outubro, ao projeto “Ouvidoria nas Escolas: Educação que Ouve e Transforma”. A ação, que se estenderá por todo o mês de outubro, visa marcar a presença das ouvidorias de forma simbólica e envolvente nas unidades de ensino, em comemoração ao Mês das Crianças.

O projeto visa criar um espaço de escuta, diálogo e valorização da voz dos alunos, fortalecendo a participação da comunidade escolar. Serão realizadas ações pontuais de um dia em cada escola, durante o horário do recreio (9h às 9h30), com atividades lúdicas, dinâmicas e rodas de conversa voltadas para estudantes do 1º ao 5º ano.

A abertura do projeto, no entanto, contará com uma programação especial. Na Escola Irmã Dulce, localizada no Conjunto Vida Nova, a ação será ampliada. Além das atividades com as crianças no recreio, a população contará com diversos serviços gratuitos, como atendimentos de saúde, consultas médicas e odontológicas e serviços da Secretaria de Assistência Social, incluindo o Cadastro Único. Esses serviços extras estarão disponíveis das 8h30 às 11h30.

A iniciativa percorrerá 10 escolas da rede municipal de ensino, alcançando aproximadamente 1.383 alunos. A sequência de visitas será a seguinte:

01/10 – EMEIEF Irmã Dulce;
02/10 – EMEIEF Santa Edwirges;
03/10 – EMEIEF Heitor Villa Lobos;
07/10 – EMEIEF Integrando o Saber;
08/10 – EMEIEF Pref. Almir Freitas Dutra;
09/10 – EMEIEF João Magalhães de Oliveira;
10/10 – EMEF José Nogueira Mota;
13/10 – EMEIEF Maria Marques Nascimento;
14/10 – EMEIEF Manoel Rodrigues Pinheiro de Melo;
15/10 – EMEIEF Manoel Moreira Lima.

Conforme a Ouvidora Geral do Município, Janaína de Oliveira, a iniciativa “Ouvidoria nas Escolas” busca não apenas comemorar o Mês das Crianças, mas também fortalecer o canal de comunicação entre a administração municipal e os jovens estudantes, incentivando a prática da cidadania desde a infância. A expectativa é de que o projeto promova uma integração ainda maior entre os serviços públicos e a comunidade escolar.