PAA Indígena retorna a Maracanaú com investimentos para a agricultura familiar e segurança alimentar

No momento, você está visualizando PAA Indígena retorna a Maracanaú com investimentos para a agricultura familiar e segurança alimentar
Visando fortalecer a agricultura familiar e garantir segurança alimentar no município, a Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Assistência Social e Segurança Alimentar (Sasc) retomou, em fevereiro deste ano, a primeira edição do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Indígena. A iniciativa, que segue até junho, já começou a beneficiar comunidades indígenas com a distribuição de produtos alimentícios, especialmente para a Escola do Povo Pitaguary.
O PAA Indígena garante a compra dos produtos dos agricultores cadastrados, proporcionando renda complementar para as famílias de agricultores locais. Além disso, os alimentos adquiridos reforçam a merenda escolar de estudantes indígenas, sendo distribuídos em instituições de ensino como a Escola Indígena de Educação Básica do Povo Pitaguary, a EMEIEF Governador César Cals de Oliveira Filho, a Escola Indígena Chuí e o Cras Indígena.
Em 2024, o PAA foi implementado pela primeira vez em Maracanaú, com um investimento de R$ 330 mil, beneficiando 51 agricultores indígenas e suas famílias do Território Pitaguary. A iniciativa não só promove o desenvolvimento econômico local, mas também valoriza a cultura e a produção agrícola das comunidades indígenas.
Sobre o PAA:
O Programa de Aquisição de Alimentos é uma iniciativa do Governo Federal, coordenado ao nível estadual pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Governo do Estado do Ceará. Em Maracanaú, a execução do programa é realizada pela Secretaria de Assistência Social e Segurança Alimentar (Sasc), que trabalha para garantir a segurança alimentar e nutricional da população, ao mesmo tempo, em que fortalece a agricultura familiar.
A Prefeitura de Maracanaú reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a valorização das comunidades indígenas, promovendo ações que integram produção local, segurança alimentar e educação.