Você está visualizando atualmente Palestra e debate marcam a abertura da Semana de Luta da Pessoa com deficiência em Maracanaú

A Abertura Solene da Semana da Pessoa com Deficiência de Maracanaú foi realizada na manhã desta terça-feira, 19, no Instituto Federal do Ceará – Campus Maracanaú. O evento foi iniciado com uma apresentação cultural dos alunos da Escola Municipal Dep. José Martins Rodrigues, e teve como objetivo principal apresentar o que vem sendo realizado pelo poder público, bem como os objetivos que o conselho ainda não conseguiu avançar, no que se refere às políticas públicas para pessoas com deficiência em Maracanaú.

O presidente do CMDPD, Francisco Jacinto Araújo, abriu as falas reconhecendo os avanços em políticas públicas para a área.

“Algumas coisas não foram realizadas, mas avançamos em muitas coisas. Não é justo ficarmos só batendo de frente, temos que reconhecer que nem sempre a culpa é das pessoas que estão a frente das políticas públicas,”destacou.

Um breve histórico sobre os direitos das pessoas com deficiência foi apresentado em forma de palestra e logo após, representantes das secretarias de governo debateram sobre as propostas apontadas pela população durante as conferencias municipais realizadas em 2007,2012 e 2015.

A Mesa de debates foi composta pelo secretário de Infraestrutura, Carlos Eduardo Borges Evangelista, pelo diretor do Departamento de Trânsito e Transportes – Demutran, Paulo Alexandre, pelo secretário de Saúde, Torcápio Vieira, pelo promotor da Vara da Pessoa com Deficiência de Maracanaú, Rubens Machado, pelo vereador Jeorgenes Castro, pela secretária de Assistência Social e Cidadania, Glauciane de Oliveira, pela diretora de Educação, Ivoneide Antunes, representando o secretário de Educação, professor Marcelo Farias, e representando o prefeito de Maracanaú, Firmo Camurça, a primeira-dama Kamile Camurça.

Foto: Stênio Saraiva

Encerrado os debates, o CMDPD prestou homenagem as pessoas que colaboram de alguma forma na luta por direitos e na construção de políticas para as pessoas com deficiência. Além dos integrantes da mesa de debates, foram homenageados: o ex-prefeito Roberto Soares Pessoa, o Agente de Transito do Demutran- Ivanilson Correia Lima, representante da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais- Lúcia de Fátima Nunes, a usuária da Assistência Social – Maria Pereira da Silva e a Assistente Social- Edinalda Lima dos Santos.

A Semana de Luta da Pessoa com deficiência é uma iniciativa do Conselho da Pessoa com Deficiência – CMDPD em parceria com a Prefeitura, e será realizada até 23 de setembro, quando será encerrada com a V Corrida de Rua para Pessoas com Deficiência, com largada às 7h30min, em frente à Escola Mário Covas, na Av. IX. (Sabrina Vieira)