Você está visualizando atualmente Passe Livre: Maracanaú alcança marca de 5 milhões de passageiros transportados gratuitamente

Maracanaú alcançou a marca de 5 milhões de passageiros transportados gratuitamente por meio do programa Passe Livre, o maior programa social da história de Maracanaú. Implantado em dezembro de 2021 pela Prefeitura de Maracanaú, o Passe Livre permitiu aumento da ordem de 325% no número de passageiros transportados, passando de 117 mil por mês (em 2021) para 500 mil por mês (setembro de 2023), sendo 81% deste total de forma gratuita. Já são cerca de 80 mil passageiros cadastrados no Passe Livre, tendo o direito de ir e vir assegurado para o trabalho, estudo, qualificação e também para o lazer. Para o trabalhador, a economia com passagens de ônibus chega próxima a um salário mínimo por ano, representando um 14º salário, deixando mais renda disponível para as famílias, o que beneficia toda a economia da Cidade.

9 Linhas de Ônibus – Juntamente com o Passe Livre, Maracanaú ganhou um moderno sistema de transporte, com 9 linhas, 22 ônibus em operação e cobertura em todos os bairros, sendo boa parte da frota climatizada. O sistema é mantido da seguinte forma, por usuários que pagam a passagem, que é de R$ 2,60, uma das menores na Região Metropolitana de Fortaleza. Os pagantes representam apenas 19% do total. A maior parte da operação da frota é mantida com recursos próprios do Município, baseado nos quilômetros rodados nas nove linhas de ônibus.

Quem tem direito – A passagem é gratuita através do Passe Livre para pessoas inscritas no Cadastro Único – CadÚnico, estudantes, bolsistas do programa Qualifica (da Prefeitura), agentes comunitários de saúde e de endemias, bem como as pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA e seu acompanhante, mediante apresentação da carteira de identificação.