“Passe Livre” possibilitará interligação do Pitaguary às demais localidades de Maracanaú

Cartão Passe Livre - Cad Único

A Prefeitura de Maracanaú realizou o lançamento oficial do novo sistema de transporte público de Maracanaú, o “Passe Livre”, em evento promovido no território indígena Pitaguary. O primeiro trajeto inaugurado, a Linha de Ônibus Indígena, garantirá a interligação da comunidade indígena Pitaguary ao restante do município.

O prefeito Roberto Pessoa esteve presente no lançamento e falou sobre a importância histórica do povo Pitaguary para Maracanaú e reforçou que esse era um antigo compromisso da gestão para com aquela população.

O novo sistema de transporte público de Maracanaú operado pela Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Desenvolvimento Urbano – Seinfra, contará com oito linha com 20 ônibus e fornecerá transporte gratuito para cerca de 150 mil pessoas.

Para o secretário Raphael Pessoa, esse é o maior programa de justiça social dos últimos tempos “Nesse novo programa de mobilidade que está sendo implantado, o município puxa para si a responsabilidade do transporte da população. Com o Passe Livre, estudantes terão mais acesso à educação e ao lazer, trabalhadores contarão com mais oportunidades de trabalho e renda, os pequenos comércios dos bairros serão fortalecidos e, agora, a comunidade indígena Pitaguary estará ainda mais integrada com o restante do município”.

Emocionada, a professora Cristina Silva falou sobre a importância desse momento histórico para os povos indígenas “nós não tínhamos transporte público que tivesse acesso ao Centro de Maracanaú várias vezes ao dia e era uma dificuldade muito grande. Hoje, para a comunidade, vai ser um acesso mais fácil”.