Pela proteção de crianças e adolescentes: Prefeitura inaugura segundo Conselho Tutelar em Maracanaú

Você está visualizando atualmente Pela proteção de crianças e adolescentes: Prefeitura inaugura segundo Conselho Tutelar em Maracanaú
Foto: Pierre Veras

Fortalecendo e ampliando a Rede de Proteção da Criança e do Adolescente de Maracanaú, foi inaugurado nesta segunda-feira, 20 de maio, o segundo Conselho Tutelar do município, que fica localizado no bairro Pajuçara.

A inauguração fez parte da programação da Semana do Bebê 2024 que, de 14 a 20 de maio, realizou inúmeras ações intersetoriais em prol da primeira infância do município.

Mariana Marinho, presidente do Conselho Tutelar II, contextualizou sobre a chegada da nova unidade. “Ele foi criado devido à demanda do nosso município, pois antes só existia um Conselho Tutelar. Então, a conquista dessa nova sede veio por meio de uma grande mobilização entre o poder público e a nossa sociedade civil”, explica.

Para Glauciane Oliveira, articuladora do Selo Unicef e Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente — CMDCA, o novo equipamento vai possibilitar um atendimento mais qualificado. “Agora, com dois conselhos, um localizado no Jereissati e outro na grande Pajuçara, para atender a população e, assim, fazer um enfrentamento na violência contra crianças e adolescentes”, pontuou.

O evento também teve a participação das crianças acompanhadas pelo Programa Criança Feliz, do Cras Pajuçara. Elas deixaram a marca de suas mãos no painel com desenho de árvore intitulado de “Nova Identidade” que fica na recepção do novo Conselho Tutelar. As mãos pintadas na parede representam as marcas de alegria, felicidade e futuro.

A entrega do equipamento à população, que tem a missão de zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes maracanauenses, contou com a presença do vice-prefeito Neton Lacerda, representantes de diversas secretarias, equipamentos e Conselhos Municipais da Prefeitura de Maracanaú, além da rede de Conselheiros Tutelares de Maracanaú e lideranças locais.