Pesquisa investiga territórios de Maracanaú a partir das representações de seus moradores

Você está visualizando atualmente Pesquisa investiga territórios de Maracanaú a partir das representações de seus moradores

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania – Sasc iniciou, na manhã desta quinta-feira, 21, uma nova etapa de uma pesquisa que objetiva estudar a relação dos moradores de bairros de Maracanaú com seus territórios de moradia. A investigação é uma ação conjunta da Secretaria com o Laboratório de Pesquisa em Psicologia Ambiental (Locus), da Universidade Federal do Ceará – UFC.

Profissionais do Centro de Referência em Assistência Social – Cras Parque São João, participaram de um diálogo com os pesquisadores responsáveis e com representantes da Sasc para apresentação da proposta e pactuação dos procedimentos de pesquisa. O trabalho pretende sondar a população acerca dos seus sentimentos, emoções, imagens e representações relacionados ao lugar de sua moradia, por meio da construção de mapas afetivos e metodologia inovadora desenvolvida pela Dr.ª Zulmira Bonfim, professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC, em sua tese de doutorado.

A pesquisa já se encontra em andamento junto aos moradores do território referenciado pelo Cras Timbó. Segundo à gerente da Gestão do Trabalho, Lidiany Alexandre, responsável pelo comando da pesquisa, os resultados e as discussões geradas serão valiosas para a melhoria dos processos de trabalho desenvolvidos pela Proteção Social Básica no Município.

Vale ressaltar que este movimento é fruto de uma pesquisa anterior realizada com os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, que teve como efeito a construção dos mapas afetivos dos profissionais com relação aos seus lugares de trabalho. A experiência exitosa foi apresentada durante a VII Conferência Internacional de Psicologia Comunitária, ocorrida em Santiago, no Chile, em outubro de 2018. (Sabrina Vieira)