Pesquisadores visitam Reserva Indígena Pitaguary para realizar planejamento do ObservaSUAS

Você está visualizando atualmente Pesquisadores visitam Reserva Indígena Pitaguary para realizar planejamento do ObservaSUAS

Membros do Observatório de Práticas do Sistema Único de Assistência Social – ObservaSUAS visitaram, no último dia 14, a Reserva Indígena Pitaguary com objetivo de realizar o planejamento anual. Na visita, guiada por Carlinhos Pitaguary, o grupo composto por profissionais da Secretaria de Assistência Social – Sasc percorreu uma trilha e conheceu o patrimônio natural e cultural da região e discutiu a realização do III Seminário da Política de Assistência Social de Maracanaú, cujo tema antevisto será “Direitos Humanos: territórios de resistência”. O evento contará com apresentações de trabalhos de profissionais da política de assistência social e de representações da sociedade civil.

O ObservaSUAS é um espaço que agrega experiências e produções no âmbito da política de Assistência Social em Maracanaú em suas diversas interfaces de atuação, possibilitando a disseminação de estudos e pesquisas para o fortalecimento da práxis social. Esse ano o observatório elegeu a categoria de território para balizar suas ações no ano corrente. A decisão foi motivada pela crescente demanda dos profissionais por compreender as dinâmicas que circundam e atravessam o trabalho em assistência social no município.

Segundo Lidiany Azevedo, psicóloga responsável pela Gestão do Trabalho, é preciso compreender o território para além das marcações geográficas que definem os limites dos bairros em Maracanaú. “Território é compreender as formas de organização da vida, desde a intimidade até a coletividade. É ser capaz de enxergar os valores, as crenças e os jogos de poder”, afirmou. (Sabrina Vieira)