Plano Mara é lançado em Maracanaú

• Autor do post:
  • Categoria do post:Infraestrutura
  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura

O município de Maracanaú conta agora com uma nova ferramenta que propõe ações de enfrentamento à violência de gênero nos transportes e espaços públicos. Trata-se do Plano Mara para “Mobilidade segura” que foi lançado, nesta terça-feira, 12/12, em seminário aberto ao público no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará — IFCE Campus Maracanaú.

Durante a programação da manhã foram apresentadas as estratégias de ação e o lançamento oficial do site do Plano Mara, o qual contém, para acesso da sociedade, todas as informações referente às etapas de construção e implementação da iniciativa. E, para promover ainda mais uma reflexão sobre a temática violência contra a mulher, o seminário contou ainda com palestra magna da coordenadora Adjunta do Núcleo de Acolhimento Humanizado às Mulheres em situação de violência da UECE, professora Drª. Socorro Osterne.

O evento contou com a presença do secretário de Infraestrutura, mobilidade e desenvolvimento urbano, Raimundo Bezerra Filho; do secretário municipal de segurança urbana, cel. Castelo Branco; da coordenadora do GESUAS da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, Carlas Menezes; da secretária da Mulher e dos Direitos Humanos, Margareth Rose; do secretário de Integração de Políticas Sociais – Professor Marcelo Farias e da coordenadora geral do programa Translog, Renata Pitombeira

O Plano Mara compõe o conjunto de ações do Programa de Transporte e Logística Urbana de Maracanaú – Translog, sendo dividido em quatro etapas: a fase M de Movimento, onde foram realizadas entrevistas com mulheres em todas as regiões da cidade de Maracanaú; a etapa A de Ação com grupos focais e caminhadas exploratórias; a fase R de Responsabilidade com audiências e consultas públicas; e a fase A de Aprendizagem, em que serão realizadas oficinas para a conscientização dos agentes sociais e da sociedade civil.

Já como ação da fase A de Aprendizagem, na parte da tarde da programação, foram capacitados mais de 70 agentes comunitários de saúde (AC’s) de Maracanaú acerca dos princípios básicos de acolhimento para aplicação do Protocolo do Plano Mara.

Sobre o Plano Mara

O Plano Mara é um convite aberto a todos os habitantes de Maracanaú para se juntarem em um movimento destinado a gerar uma mudança significativa em relação à segurança das mulheres e pessoas LGBTQIAP+ no transporte e nos espaços públicos. O Plano MARA não é apenas uma estratégia, mas um chamado para ação coletiva e comprometida, um chamado que abraça tanto as mulheres quanto a comunidade como um todo.