Postos de saúde realizam atividades em alusão ao Novembro Azul

You are currently viewing Postos de saúde realizam atividades em alusão ao Novembro Azul
Foto ilustrativa

A Secretaria da Saúde, por meio do Programa de Saúde do Homem, em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF e as Equipes de Saúde da Família, vem realizando diversas ações de saúde em alusão ao Novembro azul, nos postos de saúde do Município. Segundo o Secretário da Saúde, Francisco Torcápio Vieira da Silva, mobilizar a sociedade para um olhar preventivo é essencial. “A exemplo do Outubro Rosa, iniciativa que marcou as principais ações de cuidado preventivo com a Saúde da Mulher, o mês de novembro também é muito importante para a população masculina ter uma maior consciência sobre a importância da prevenção”, ressalta o Secretário.

A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas. As atividades serão realizadas durante todo o mês de Novembro nos postos de saúde de Maracanaú, tais como: atividades de educação em saúde, saúde bucal, solicitação de teste rápido para HIV/ Sífilis, atendimento médico, consulta de enfermagem, solicitação de exames (PSA).

O Novembro Azul veio para intensificar as ações de cuidado com a saúde do homem. Na maioria das vezes, o homem não vai ao médico por iniciativa própria. Em muitos casos, vai por insistência da esposa ou dos filhos. É preciso quebrar essa barreira e conscientizar o homem sobre o quanto é importante cuidar da saúde desde cedo, principalmente, em relação ao câncer de próstata que é curável, desde que seja descoberto em fase inicial. (Bruna Morais)

Confira a programação das Unidades Básicas de Saúde da Família