Você está visualizando atualmente Povo Pitaguary de Maracanaú celebra a tradicional Festa da Mangueira em grande estilo

Evento reúne comunidade para celebrar a cultura e tradições ancestrais

Em um dia repleto de tradição, o povo Pitaguary, em Maracanaú, celebrou com entusiasmo a centenária Festa da Mangueira. Realizada anualmente no dia 12 de junho, essa festividade reuniu a comunidade em um momento de celebração cultural, marcado por danças, cantos e rituais que refletem a identidade e a história desse povo indígena.

Localizada na região de Maracanaú, no Ceará, a comunidade Pitaguary deu vida ao festival em sua aldeia, atraindo moradores locais, visitantes e representantes da Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Indígenas. A Festa da Mangueira é uma tradição que atravessa gerações, honrando a memória dos antepassados e reafirmando a importância da cultura Pitaguary.

As festividades tiveram início nas primeiras horas da manhã, com uma emocionante cerimônia de abertura. Líderes espirituais e membros da comunidade realizaram rituais sagrados, expressando gratidão à natureza pela abundância e pelas bênçãos recebidas ao longo do último ano. O som dos instrumentos tradicionais, como maracás e tambores, ressoou pela aldeia, criando uma atmosfera de unidade e espiritualidade.

A dança da Mangueira, um dos pontos altos da festa, encantou os participantes. Vestidos com trajes típicos e ornamentos coloridos, homens, mulheres e crianças dançaram em torno da majestosa árvore de mangueira, simbolizando a renovação da vida e a conexão com a natureza. Os cânticos tradicionais entoados durante a dança evocaram uma atmosfera mística, destacando a importância das tradições para a preservação da cultura Pitaguary.

Ao longo do dia, a comunidade desfrutou de uma variedade de comidas e bebidas típicas, preparadas com ingredientes cultivados localmente. Barracas foram montadas para exibir artesanatos e produtos tradicionais, proporcionando aos visitantes a oportunidade de levar um pouco da cultura Pitaguary consigo.

“Para o povo Pitaguary de Maracanaú, a Festa da Mangueira é um momento especial e significativo”, afirmou a assessora-técnica Mara Araújo. “Essa celebração centenária permite valorizar as raízes, compartilhar a história e preservar nossa cultura. É uma ocasião de união e gratidão, na qual honramos nossos antepassados e passamos adiante esses ensinamentos às futuras gerações.”

A Festa da Mangueira não apenas fortalece a identidade e os valores da comunidade Pitaguary, mas também enriquece a região de Maracanaú com suas tradições.