O prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, formalizou na última quinta-feira, 18 de dezembro, o pedido de credenciamento e implantação do Centro Universitário de Educação, Ciências e Tecnologia de Maracanaú (CEUMAR). A entrega do processo ocorreu na sede do Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE), em cumprimento à Resolução CEE nº 495/2021.
A representação institucional foi recebida pela presidente do órgão, Ada Pimentel Gomes Fernandes Vieira, responsável pela regulação e avaliação das instituições de ensino superior vinculadas ao sistema estadual, e pela presidente da Câmara de Educação Superior e Profissional (CESP), Guaraciara Barros Leal.
O processo de formalização reúne 17 itens obrigatórios que atestam a viabilidade e o rigor acadêmico da instituição. A documentação entregue contempla o ato legal de criação (Lei nº 3.505/2023), o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o regimento e estatuto acadêmico, além do planejamento detalhado da estrutura administrativa, pedagógica, corpo docente e espaços como bibliotecas e laboratórios, dentre outros.
O CEUMAR é o primeiro centro universitário municipal do Estado. Com foco no desenvolvimento regional sustentável, a instituição ofertará ensino público e gratuito em graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão.
Para a fase inicial, foram selecionados quatro cursos estratégicos alinhados às demandas do mercado local: Pedagogia, Serviço Social, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Design de Moda.
A implementação e administração da instituição estão sob a responsabilidade do Núcleo Gestor do CEUMAR, composto por:
• Reitor: José Marcelo Farias Lima
• Vice-Reitor Administrativo: Júlio Cesar da Costa Silva
• Vice-Reitora Acadêmica: Maíra Moreira Prudêncio
O credenciamento junto ao CEE é a etapa fundamental para assegurar que a instituição atenda a todos os critérios legais e pedagógicos exigidos. Com esta iniciativa, Maracanaú consolida-se como referência em políticas públicas educacionais, ampliando o acesso ao ensino superior e promovendo inclusão social e desenvolvimento para a população maracanauense.