Prefeito Firmo Camurça busca financiamento internacional do BID para implantação do Programa de Transporte e Logística – TransLog de Maracanaú

O prefeito Firmo Camurça esteve hoje, 28, em Brasília, na sede do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, para iniciar a captação de financiamento internacional visando implantar o Programa de Transporte e Logística – TransLog de Maracanaú. A reunião contou com a presença do representante do BID no Brasil, Hugo Flórez Timorán, da especialista em Transporte do Banco, Karisa Ribeiro, do secretário de Infraestrutura de Maracanaú, Carlos Eduardo Borges Evangelista (Caê), e da assessora de Planejamento Urbano do Município, Lissa Motta.

O TransLog, através do financiamento do BID e recursos do Tesouro Municipal, representará um amplo e histórico investimento na infraestrutura e mobilidade urbana de Maracanaú. O Programa compreende obras de melhoria nos principais corredores (avenidas e ruas) da Cidade, interligação dos bairros periféricos com a Região Central do Município, integração dos diversos modais de transporte (ônibus, metrô e bicicletas, através das ciclovias e ciclofaixas) e otimização da logística para escoamento da produção dos Distritos Industriais.

Após contratado o financiamento junto ao BID, cuja a expectativa é de conclusão do processo até primeiro semestre de 2017, Maracanaú entrará em um seleto grupo de representantes do Poder Público com acesso aos empréstimos internacionais. No Ceará, apenas Fortaleza e o Governo do Estado contam com financiamento do Exterior. Para conseguir essa captação financeira, o Município atendeu uma série de requisitos, entre os quais a austeridade fiscal, equilíbrio nas contas públicas e capacidade de pagamento, faltando apenas alguns documentos para contratação. (Oswaldo Scaliotti)