Você está visualizando atualmente Prefeito Firmo Camurça inaugura Nova Praça da Estação no próximo sábado, 24 de dezembro

O próximo sábado, 24 de dezembro, Véspera de Natal, será ainda mais especial em Maracanaú. Durante a programação da Estação de Natal, a partir das 18 horas, o prefeito Firmo Camurça inaugura oficialmente a Nova Praça da Estação, no Centro. A obra é histórica e faz parte do amplo projeto da Administração Municipal que visa a revitalização do Centro Histórico do Município.

A Nova Praça da Estação, cujo nome oficial é Praça José Holanda do Vale, conta com paisagismo, nova iluminação, novo piso (com acessibilidade), terminal para embarque e desembarque de passageiros de transporte público e Maria Fumaça. Outra atração é a fonte d’água luminosa e sonora para decoração da área central, revitalização da estátua de São José (que ganhou aparência 3D), três quiosques e bicicletário. A nova iluminação pública da Praça da Estação é composta por 32 postes ornamentais no seu interior, 10 postes de 12 metros de dois níveis, refletores na Maria Fumaça e 47 refletores que farão parte do paisagismo, embelezando e propiciando mais segurança a esse espaço público.

A Praça –  A Praça da Estação, localizada em frente à Igreja Matriz de São José, no Centro Histórico, é um marco do processo de desenvolvimento e ocupação de Maracanaú. Em 1875, com a chegada da linha férrea, na região onde fica a Praça da Estação, Maracanaú começou a crescer economicamente. Este ano, 1875, inclusive, está gravado na Maria Fumaça pela sua importância histórica.

A Fonte – A fonte d’água luminosa e sonora da Nova Praça da Estação se destaca pela interatividade com o público, pela sustentabilidade e faz memória ao Chafariz Público, que ficava no local e foi demolido durante a obra do Metrofor. A fonte possui 45 bicos de jatos verticais dançantes e um sistema de filtragem que reutiliza toda a água, sendo necessário apenas as reposições ocasionadas pela evaporação. A filtragem mantém a água cristalina e sem algas. Outro destaque é a interatividade, o público, através de cinco pedais, poderá realizar um controle interativo dos movimentos aquáticos, iluminação e sonorização.

Por possuir a característica de cibernética visitável, a fonte possui um relógio digital programável que sincroniza a atuação da iluminação com o percurso solar diário. A iluminação é composta por 52 projetores de leds multicoloridos automatizados, que estarão sincronizados com a dança das águas e com a sonorização formada por 10 caixas acústicas amplificadas. (Oswaldo Scaliotti /Alessandra Silva)