Você está visualizando atualmente Prefeito Firmo Camurça inaugura nova sede da Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano – Semam

O prefeito de Maracanaú, Firmo Camurça, inaugurou oficialmente hoje, 20, pela manhã, a nova sede da Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano – Semam. Durante o prestigiado evento, Firmo destacou a importância do órgão para o bem-estar da população, preservação dos recursos naturais e garantia do desenvolvimento sustentável do Município. Com arquitetura moderna e arrojada, o novo prédio, localizado na Av. II, nº 150, Jereissati I, no Centro Administrativo do Município, adequa-se ao dinamismo dos serviços prestados pela Semam de Maracanaú, estrutura bem planejada e garante melhor qualidade no atendimento à população e às empresas.  A nova sede recebeu oficialmente o nome de José Valdir Pessoa (in memoriam), um grande nome da política e do funcionalismo público do Ceará, que entre os vários cargos que ocupou se destaca o de presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará – TCM.

A solenidade de inauguração da Semam contou com a presença do vice-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (sobrinho do homenageado Valdir Pessoa), do secretário Estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno, dos deputados federais Raimundo Gomes de Matos e Gorete Pereira, da deputada estadual Fernanda Pessoa, do diretor de Infraestrutura Turística do Ministério do Turismo, Felipe Mota, e do secretário do Meio Ambiente e Controle Urbano, Miguel Pessoal. Além dos demais secretários do Município, servidores, empresários, lideranças comunitárias e familiares de Valdir Pessoa. Uma das atrações do evento foi a apresentação da dança do Toré pelo Povo Pitaguary.

16145006_1191270110989400_1087999849_o

“Estamos entregando aos nossos munícipes uma secretaria que tem uma importância muito grande. É um órgão que zela pelo bem-estar social e que de destaca também pela relação estratégica com o comércio, indústria e setor de serviços. Temos um município com o território pequeno, extremamente populoso e com o maior distrito industrial do Ceará, então a Semam tem uma importância muito grande neste contexto”, analisou o Prefeito. O Gestor Municipal fez ainda questão de ressaltar o grande trabalho realizado pela Semam, citando os projetos exitosos, qualidade na prestação dos serviços e corpo funcional qualificado.

A Nova Semam de Maracanaú – A fachada de vidro é um dos diferenciais da construção. Com a iluminação natural atendendo a todos os ambientes, propõe-se uma forma mais limpa, eficaz e consciente da utilização de energia. Um amplo paisagismo foi a escolha para completar a decoração do novo prédio que tem sua área num total de 565 m².

O prédio contará com um espaço destinado ao atendimento ao público, oferecendo todas as informações sobre a Secretaria e suas ações aos maracanauenses. Os demais espaços serão divididos em áreas administrativas, uma sala de reunião, uma sala para o Conselho Municipal do Meio Ambiente, Controle Urbano, Licenciamento Ambiental e um amplo auditório. Um dos destaques da construção é a sala do Vice-Prefeito Roberto Pessoa, que fica localizada junto a nova estrutura predial.

16196731_1191260964323648_1133636698_o

Valdir Pessoa – O prédio da Semam recebeu o nome oficial de José Valdir Pessoa, ex-presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM-CE) e tio do vice-prefeito Roberto Pessoa. Valdir faleceu em 2015, aos 86 anos. Teve uma expressiva trajetória na política cearense, onde foi um dos principais responsáveis por implantar o modelo de Tribunais de Contas que prossegue até hoje. Foi eleito presidente do órgão ainda em 1993, quando a Corte ainda era intitulada Conselho de Contas dos Municípios (CCM), onde ocupou o cargo ao longo de dois mandatos. Valdir Pessoa era engenheiro agrônomo e foi secretário de Agricultura nos governos de César Cals, Adauto Bezerra e Valdemar de Alcântara, além de primeiro presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), em 1976. Era casado com Maria de Fátima Pinheiro Pessoa e teve cinco filhas. (Oswaldo Scaliotti)

16145574_1191258944323850_1218911998_o

Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano – Semam – Prédio José Valdir Pessoa