Você está visualizando atualmente Prefeito Firmo Camurça participa de reunião regional do IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável – EMDS
Foto: Marcos Moura

O prefeito de Maracanaú, Firmo Camurça, participou na manhã de hoje, 10, da reunião preparatória e de apresentação do IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável – EMDS, maior evento sobre sustentabilidade urbana do País. O evento aconteceu no Paço Municipal, em Fortaleza, e foi promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae-Ceará) e Prefeitura de Fortaleza. Além da apresentação da quarta edição do Encontro, prefeitos e gestores municipais conheceram os projetos oferecidos pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) com foco no desenvolvimento dos municípios brasileiros.

O IV Encontro, realizado pela FNP em parceria com o Sebrae, será de 24 a 28 de abril de 2017, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, no Distrito Federal. A expectativa é receber mais de 10 mil participantes que irão debater o tema central “Reinventar o financiamento e a governança das cidades”.

As reuniões preparatórias regionais serão realizadas entre fevereiro e abril. Em cada evento, como o que ocorreu hoje em Fortaleza, os participantes poderão contribuir com a formatação do IV Encontro, indicando conteúdos e palestrantes para etapa nacional. A FNP estima que, além de Fortaleza, 22 municípios de 17 unidades da federação realizaram os encontros regionais do IV EMDS.

III EMDS – Em 2015, o III EMDS reuniu 9.458 participantes, 512 prefeitos, três governadores, 15 ministros e 52 deputados e senadores. 1.507 municípios estavam representados no evento, além de 17 delegações internacionais. A terceira edição do EMDS contou com o apoio de 109 instituições do Brasil e Exterior.

A FNP – Fundada em 1989, a FNP é a única entidade municipalista nacional dirigida exclusivamente por prefeitas e prefeitos em exercício dos seus mandatos. Tem como foco de atuação os 658 municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes. Esse recorte abrange 100% das capitais, 68% dos habitantes e 80% do Produto Interno Bruto do País. (Oswaldo Scaliotti)