Você está visualizando atualmente Prefeito Firmo Camurça participa do Seminário Transparência na Gestão Pública: Controle Cidadão
Foto: Stênio Saraiva

O prefeito Firmo Camurça participou do Seminário Transparência na Gestão Pública: Controle Cidadão, que foi realizado no Instituto Federal do Ceará – IFCE Campos Maracanaú. O Projeto é uma parceria entre o Tribunal de Contas do Ceará e a Fundação Demócrito Rocha e tem por objetivo promover um debate qualificado sobre transparência e combate à corrupção, incentivando, promovendo e discutindo sobre controle externo e controle social. A abertura do Seminário foi feita pelo Diretor do Grupo Demócrito Rocha, Marcos Tardin, que falou sobre a contribuição do projeto para a criação de uma sociedade mais participativa e mais interessada na transparência pública.

“As pessoas ainda não estão tão envolvidas com as contas públicas mais isso tem que mudar. E muda através de iniciativas como essas e com o trabalho de vocês no dia-a-dia. É muito importante que essa cultura e que o conhecimento seja disseminado e esteja ao alcance de todos,” disse.

Foto: Stênio Saraiva

Cada participante recebeu um material impresso com os seguintes temas: A Corrupção no Brasil e no Mundo; O Papel das Instituições Brasileiras no Combate à Corrupção; O Poder Legislativo e a Fiscalização do Dinheiro Público; A Atuação do Tribunal de Contas do Estado do Ceará; A Transparência na Gestão Pública; e O Controle Social no Brasil. O prefeito Firmo Camurça parabenizou o TCE pela realização do evento e destacou a importância do Seminário:

“O evento é uma importante iniciativa para aproximar o Tribunal de Contas da sociedade e dos municípios, como também é um momento de abordar esse tema que tem grande relevância para os resultados das gestões,” frisou. Técnicos da Secretaria de Controle Externo , mostraram casos investigados pelo TCE e os resultados das ações. O encontro contou também com abordagens e diálogos com o público. Em discurso, o Presidente do TCE, Edilberto Carlos Pontes Vieira, esclareceu o intuito do Projeto, que será realizado em mais 4 município e terá o encerramento dia 20 de outubro, em Fortaleza

“Nosso principal intuito é mostrar para as pessoas o que é o Tribunal de Contas, ensinar como fazemos para fiscalizar os município e como a população faz para acionar o órgão, além de estimular o controle social e a transparência”, esclareceu. Participaram do Seminário representantes do poder público municipal, representantes do poder legislativo e a sociedade civil. (Sabrina Vieira)