Prefeito participa de reunião na UFC sobre requalificação da Fazenda Raposa

Você está visualizando atualmente Prefeito participa de reunião na UFC sobre requalificação da Fazenda Raposa

O prefeito Roberto Pessoa participou na tarde de hoje, 27, de reunião com o reitor da Universidade Federal do Ceará – UFC, Cândido Albuquerque, técnicos da instituição de ensino e da Secretaria do Meio Ambiente do Estado – Sema. A reunião objetivou avançar na requalificação da Fazenda Raposa, localizada em Maracanaú, e também contou com a presença do secretário de Relações Institucionais, Firmo Camurça, chefe de Gabinete Rodrigo Mota, secretário de Comunicação, Erivelto de Sousa, e secretária de Agricultura Familiar e Indígena de Maracanaú, Aline Vieira. A Fazenda receberá o Museu do Ceará e da Carnaúba, o Centro de Tradições Nordestinas, o Jardim Botânico do Estado, projetos de educação ambiental e um polo de desenvolvimento científico e tecnológico. O encontro técnico aconteceu na Reitoria da UFC, em Fortaleza, e ficou definido que será nomeada uma Comissão para avançar no projeto final, com membros da Prefeitura, UFC e Sema.

A requalificação da Fazenda Raposa prevê ainda a recuperação ambiental da área degradada e promoção do turismo na região, bem como ações de geração de renda para a população indígena e agricultores familiares que vivem no entorno.

Saiba mais – A Fazenda Raposa, localizada no bairro Jaçanaú, em Maracanaú, possui 136 hectares e mantém a mais importante coleção de palmeiras do mundo, sobretudo carnaúbas. A Fazenda Raposa é da Universidade Federal do Ceará, e recebeu, em 2018, novo status de Unidade de Conservação Ambiental pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado – Sema. Também é Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE). São mais de 50 anos de história entre a Fazenda Raposa e a UFC: a área foi doada à Universidade em 1969, quando ainda era propriedade da Companhia Ceras Johnson (S. C. Johnson & Son), empresa de produção de ceras.

O valor ambiental da fazenda é elevado, por ser rica em ocorrência de palmeiras do gênero Copernicia, como a carnaubeira, além de outras espécies nativas da fauna e da flora da caatinga, bioma característico das regiões Norte e Nordeste.