Prefeitura dá início à Semana de Combate à Hanseníase

Você está visualizando atualmente Prefeitura dá início à Semana de Combate à Hanseníase

A Prefeitura de Maracanaú, através da Secretaria de Saúde, inicia nesta segunda-feira, 22, a Semana Municipal de Combate à Hanseníase. A iniciativa é em alusão ao Dia Mundial de Combate à Hanseníase, que é comemorado no último domingo do mês de Janeiro. Por meio do slogan “Hanseníase: cuide de quem você ama”, a Secretaria da Saúde de Maracanaú reforça a importância do diagnóstico na fase inicial da doença, do tratamento oportuno e cura.

As ações serão realizadas do dia 22 a 28 de Janeiro em todas as Unidades Básicas de Saúde, visando intensificar a abordagem acerca da temática aos pacientes, detectar sinais e sintomas da doença, como manchas pelo corpo com diminuição da sensibilidade térmica, dolorosa e tátil, além da promoção de ações educativas.

Fique sabendo – A hanseníase, antigamente conhecida como lepra, é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria denominada Mycobacterium leprae. Sua transmissão ocorre através do contato direto com doentes sem tratamento, pois estes eliminam os bacilos através do aparelho respiratório superior, em meio às secreções nasais e gotículas da fala, tosse ou espirro. Os principais sinais e sintomas são: sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas com perda da sensibilidade ao calor e frio e diminuição da força muscular. A hanseníase tem cura. O tratamento é feito nas unidades de saúde do SUS e é gratuito.

Confira a Programação das ações que serão oferecidas nas Unidades de Saúde: