Prefeitura de Maracanaú autoriza construção de Nova Unidade de Saúde da Família no bairro Residencial

No momento, você está visualizando Prefeitura de Maracanaú autoriza construção de Nova Unidade de Saúde da Família no bairro Residencial
Foto: Rafael Dourado
  • Autor do post:
  • Categoria do post:Saúde
  • Tempo de leitura:2 minutos de leitura
A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Desenvolvimento Urbano, deu um importante passo para a ampliação dos serviços de saúde no município. Na última sexta-feira, 9 de maio, foi realizada solenidade de assinatura da Ordem de Serviço para a construção de uma Nova Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) no bairro Residencial. O evento aconteceu nas proximidades do local onde a unidade será construída: Rua Um, esquina com as ruas 12 e 13, e contou com as presenças do prefeito Roberto Pessoa, do vice-prefeito Gerson Cecchini, do secretário de Infraestrutura Raimundo Bezerra, da secretária de Saúde, Vanda Sousa, além de vereadores e demais autoridades.
O novo equipamento contará com estrutura moderna e será equipada para atender até três equipes de Saúde da Família. A unidade seguirá os padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde. O projeto contempla uma estrutura completa, pensada para oferecer atendimento humanizado, resolutivo e acessível à população da região. O espaço contará com os seguintes ambientes:
Atendimento ao público:
– Área de recepção;
– Sala de espera para até 50 pessoas;
– Sala para agendamento SISREG;
– Sala da gerência;
– Sanitário PCD para o público;
– Seis consultórios médicos;
– Consultório odontológico;
– Dois consultórios indiferenciados;
– Consultório de fisioterapia;
– Sala de imunização;
– Sala de curativos;
– Sala de procedimentos;
– Sala de nebulização;
– Sala para atividades coletivas;
– Sala de utilidades;
– Sala CPD;
– Farmácia com dispensação de medicamentos.

 

Apoio administrativo:
– Sala administrativa / Informática / Protocolo.

 

Apoio técnico e logístico:
– Almoxarifado;
– Arquivo morto;
– Sala de esterilização;
– Copa para funcionários.

 

Além disso, o projeto prevê a implantação de espaços verdes nos canteiros das áreas abertas, promovendo um ambiente mais acolhedor e sustentável para profissionais e usuários do sistema de saúde. A iniciativa faz parte do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e conta com recursos do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, em parceria com a Prefeitura de Maracanaú.

 

Saiba mais – A obra será executada pela empresa Nitro Construções LTDA, vencedora da licitação pública, com valor contratual de R$ 2.467.000,00 (dois milhões, quatrocentos e sessenta e sete mil reais). O prazo de conclusão é de 12 meses, contados a partir da emissão da ordem de serviço.