Prefeitura de Maracanaú intensifica vacinação contra o sarampo neste mês de setembro

No momento, você está visualizando Prefeitura de Maracanaú intensifica vacinação contra o sarampo neste mês de setembro
Foto: Rafael Dourado
  • Autor do post:
  • Categoria do post:Saúde
  • Tempo de leitura:2 minutos de leitura

A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Saúde, vai intensificar a vacinação contra o sarampo durante todo o mês de setembro, em alinhamento à estratégia nacional do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa). A iniciativa reforça a importância da imunização como forma mais eficaz de prevenção, controle e eliminação da doença.

A vacina contra o sarampo estará disponível em todas as unidades de saúde do município a partir desta terça-feira, 16 de setembro. A imunização é destinada à população com idade entre 12 meses e 59 anos, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

No próximo sábado, 20/09, das 8h às 16h, será realizado o Dia D de mobilização, com a oferta de todas as vacinas de rotina (exceto BCG) e a intensificação da vacinação contra o sarampo. No município, a ação especial acontecerá nas seguintes unidades de saúde:

– USF Juarez Isaías (Novo Oriente)
– USF Elias Boutala (Jereissati)

A intensificação da campanha busca reduzir o número de pessoas não vacinadas, atualizar o esquema vacinal de crianças, adolescentes, jovens e adultos, além de ampliar a cobertura vacinal no município.

Saiba mais – O sarampo é uma doença viral aguda, altamente transmissível e potencialmente grave. Os sintomas incluem febre alta (acima de 38,5 °C), manchas avermelhadas na pele, tosse seca, coriza, conjuntivite não purulenta e manchas brancas na mucosa bucal. O contágio ocorre principalmente por secreções respiratórias e, em ambientes fechados, por aerossóis virais.

Apesar de o Brasil ter recebido a Certificação Internacional de Área Livre de Sarampo, a circulação global do vírus aumenta o risco de reintrodução, tornando indispensável manter altas coberturas vacinais para evitar novos casos.