A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Assistência Social e Segurança Alimentar (Sasc), lançou o Projeto de Educação Alimentar e Nutricional “Educar para Nutrir”. A iniciativa é desenvolvida pela Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional e tem como objetivo fortalecer as ações de promoção da saúde e do direito humano à alimentação adequada, por meio de atividades educativas junto a famílias beneficiárias do programa Cartão Ceará Sem Fome.
O projeto é voltado para famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar e nutricional, atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município. As ações estão sendo desenvolvidas por estagiárias de nutrição, que conduzem oficinas e atividades coletivas nos onze Cras de Maracanaú, estimulando práticas alimentares saudáveis, conscientes e sustentáveis.
Com duração de seis meses, o “Educar para Nutrir” teve início em junho deste ano com a formação dos grupos e avaliação inicial dos participantes. De julho a outubro, as oficinas abordam temas como o direito à alimentação adequada, hábitos alimentares saudáveis, valorização da cultura alimentar regional, leitura de rótulos e redução do consumo de sal, açúcar e gordura. Também estão previstas atividades de incentivo à criação de hortas caseiras e ao uso de temperos naturais.
A culminância do projeto acontecerá em novembro, com uma avaliação final e momento de encerramento junto aos participantes. Entre os resultados esperados estão o aumento do consumo de alimentos in natura ou minimamente processados, o melhor aproveitamento dos recursos do cartão alimentação e a redução de doenças relacionadas à má alimentação.
Segundo a Sasc, o projeto busca estimular escolhas alimentares mais conscientes, promover autonomia e fortalecer a segurança alimentar das famílias atendidas, integrando educação, saúde e cidadania.