Prefeitura de Maracanaú orienta população sobre acesso a fraldas geriátricas pelo Programa Farmácia Popular

No momento, você está visualizando Prefeitura de Maracanaú orienta população sobre acesso a fraldas geriátricas pelo Programa Farmácia Popular
Foto: Freepik
  • Autor do post:
  • Categoria do post:Saúde
  • Tempo de leitura:2 minutos de leitura

A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Saúde, está reforçando as orientações à população sobre a retirada gratuita de fraldas geriátricas disponibilizadas pelo Programa Farmácia Popular. A ampliação do acesso foi garantida pela Portaria GM/MS nº 6.613, de 13 de fevereiro de 2025, que estabeleceu a gratuidade dos 41 itens ofertados pelo programa, incluindo as fraldas geriátricas.

O benefício é destinado a pessoas com incontinência e pode ser acessado mediante apresentação de receita ou laudo médico válido por até seis meses, documento oficial com foto, CPF e, quando necessário, documento que comprove representação legal. Receitas e laudos podem ser emitidos tanto pelo serviço público quanto pela rede privada. Para pessoas com deficiência, o documento médico deve conter o CID correspondente.

Quando o beneficiário não puder comparecer a uma farmácia credenciada, a retirada pode ser feita por um representante, desde que apresente os documentos do paciente e do próprio responsável.

Têm direito ao benefício:

  • Pessoas com 60 anos ou mais;

  • Pessoas com deficiência de qualquer idade, com diagnóstico comprovado de incontinência urinária ou fecal.

No município de Maracanaú, seis estabelecimentos estão credenciados ao Programa Farmácia Popular e habilitados para realizar a entrega das fraldas geriátricas. Confira a lista:

Pague Menos – Loja 230

Avenida Carlos Jereissati, Jereissati (North Shopping Maracanaú)

Pague Menos – Loja 29

Rodovia Doutor Mendel Steinbruch, 3603, Paucará

Pague Menos – Loja 34

Rua Onze, nº 656, Jereissati I

Farmácia Gota Mais

Rua 10, nº 656, Jereissati I

Farmácia Dr. Jobson

Rua João Conrado, 188, Pajuçara

Farmácia Santa Branca

Rua Capitão Valdemar de Lima, Centro

Quem ainda não possui receita ou laudo atualizado pode agendar atendimento em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) do município. Após avaliação, o médico poderá emitir a documentação necessária para habilitar o usuário ao recebimento do benefício.

Para mais informações ou esclarecimentos, a população pode entrar em contato com a Central de Abastecimento Farmacêutico, pelo telefone 3383-6477.