Prefeitura de Maracanaú presta homenagem ao Dia do Indígena

Você está visualizando atualmente Prefeitura de Maracanaú presta homenagem ao Dia do Indígena

A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Indígenas, saúda os primeiros habitantes do Brasil e reconhece a importância das nossas raízes, no Dia do Indígena, celebrado nesta terça-feira, 19/04. A data foi marcada por diversas homenagens, apresentação da tradicional Dança do Toré, além de ritual indígena na Mangueira Centenária, local sagrado do Povo Pitaguary.

Logo pela manhã, os alunos da Escola Indígena Chuí, se juntaram aos representantes e lideranças da Comunidade, em caminhada até a Mangueira Centenária, onde foi realizada uma homenagem aos indígenas que já se foram, assim como ao Cacique Daniel (in memorian), um dos líderes mais atuantes na defesa dos direitos dos povos indígenas, não só do Estado do Ceará, como também, do Nordeste.

Por fim, aconteceu a entrega das chaves dos boxes do Mercado da Vitória, à permissionária Maria Nazaré, e dos kits para os agricultores e artesãos indígenas, que participam assiduamente da Feira Maraca. A culminância contou ainda, com ação de profissionais da Secretaria de Saúde, com a realização de consultas, avaliação nutricional, teste rápido para IST´s e Covid-19, aferição dos sinais vitais, peso e vacinação.

Participaram do evento o vice-prefeito Neton Lacerda; a secretária de Agricultura Familiar e Assuntos indígenas, Lívia Vieira; a assessora de Assuntos Indígenas, Mara Araújo; a representante da Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará (Fepoince), Ceiça Pitaguary; o diretor da Escola Indígena Chuí e Cacique do Povo Pitaguary, João Paulo Pitaguary e a Cacique Madalena Pitaguary. O evento em homenagem aos Indígenas do Povo Pitaguary, contou com apoio das empresas: Terra Fértil, DelRio, Solar Coca-Cola, Frutibiss Sorvertes, Sesc e WF.