A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria Especial do Empoderamento da Mulher e dos Direitos Humanos, promoverá no próximo dia 9 de julho, a 4ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. O evento ocorrerá em dois turnos, das 8h às 11h e das 13h às 17h, na Faculdade Uninassau (Campus Maracanaú), localizada na Avenida Yolanda Pontes Vidal Queiroz, n.º 101, bairro Jereissati I.
Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”, a conferência visa integrar propostas para o fortalecimento e a ampliação de políticas públicas voltadas às mulheres, a partir de uma perspectiva de interseccionalidade. A iniciativa busca promover a democracia e a igualdade, garantindo voz e representatividade às mulheres em toda a sua diversidade.
A 4ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres será um espaço estratégico de articulação democrática e participação social, orientado por diretrizes que asseguram o respeito à diversidade de gênero, raça, etnia, geração, deficiência, território e orientação sexual. Um dos compromissos centrais do evento é evitar a reprodução de desigualdades históricas nos espaços de participação, fortalecendo o papel das mulheres nas decisões que impactam suas vidas.
Durante o encontro, serão debatidos seis eixos temáticos, fundamentais para a construção de políticas públicas efetivas e inclusivas:
1. Participação política paritária e fortalecimento da democracia;
2. Enfrentamento às violências de gênero;
3. Autonomia econômica e mundo do trabalho;
4. Saúde integral, direitos sexuais e reprodutivos;
5. Educação não sexista e cultura igualitária;
6. Equidade para as mulheres em sua diversidade.
As inscrições para participação na conferência poderão ser feitas presencialmente no dia do evento ou de forma online, por meio do link: https://forms.gle/LxTY5at8nagsuFXVA.
A Prefeitura de Maracanaú reforça o convite à população feminina, às entidades, aos movimentos sociais e a toda a sociedade civil para participarem deste momento de escuta, construção coletiva e fortalecimento das políticas públicas em prol da defesa dos direitos das mulheres e da promoção da igualdade de gênero.