Prefeitura de Maracanaú realiza I Encontro da Rede de Saúde Mental 2018

Você está visualizando atualmente Prefeitura de Maracanaú realiza I Encontro da Rede de Saúde Mental 2018
Foto: Ari Feitosa

A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria da Saúde, realizou na manhã de hoje, 27, o I Encontro da Rede de Saúde Mental 2018. O evento, que teve inicio às 8 horas, no teatro do Centro Cultural Dorian Sampaio, contou com diversas palestras e a apresentação cultural da Escola de Samba Unidos do Acaracuzinho, além da participação de Ana Karine, coordenadora de Saúde Mental do Município. Na ocasião, foram debatidos temas como “Qualidade de vida”, com a Dr. Lúcia Maranhão; “Saúde Mental enquanto riqueza do Século XXI”, com o Dr. Pedro Menezes; e o cuidado em Saúde Mental na perspectiva da redução de danos, com o Dr. Rafael Baquit. O encontro tem como objetivo ampliar os debates sobre a Saúde Mental, bem como proporcionar um olhar mais humanizado gerando um cuidado mais efetivo e acolhedor.

Foto: Ari Feitosa

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMG, 2017) pelo menos 12% da população necessitam de algum atendimento em saúde mental e 3% sofrem de transtornos grave. Em Maracanaú, temos uma parcela da população que utiliza os recursos oferecidos nos postos de saúde, Centros de Atendimentos Psicossociais (CAPS) e CAPS Álcool e outras Drogas. Preconceitos, violência, falta de credibilidade e de aceitação por parte da família, da comunidade e até mesmo de profissionais da saúde, levou a trazer para reflexão temas como: a importância da saúde mental na atualidade, saúde do trabalhador e redução de danos. (Laryssa Negreiros)