A Prefeitura de Maracanaú realizou, nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, mais uma reunião do Comitê Deliberativo Municipal de Prevenção à Violência, dentro das ações do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PreVio). O encontro aconteceu no Palácio das Maracanãs, sede do Poder Executivo Municipal, e reuniu representantes de secretarias e órgãos municipais para avaliar encaminhamentos anteriores, alinhar novas estratégias e fortalecer as ações integradas no município.
Durante a reunião, foi feita a leitura dos encaminhamentos do encontro anterior, incluindo o compartilhamento da apresentação dos dados de CVLI no grupo do Comitê Deliberativo. Também foi apresentado o calendário das próximas reuniões, previstas para os dias 9 de abril e 11 de junho.
Entre os pontos debatidos, destaque para a criação de um Grupo de Trabalho Técnico sobre a desintrusão do Território Pitaguary, com a elaboração de um plano de ação de curto, médio e longo prazo. A iniciativa contará com a participação da Secretaria dos Povos Originários e da Secretaria Executiva do PreVio.
Outro tema abordado foi a realização de reunião intersetorial para discutir o Plano de Comunicação voltado à promoção da prevenção à violência, incluindo a instalação da Praça do PAC e da Base Comunitária COPAC, no Jardim Bandeirantes (Campo do Diamantino). Também foi tratada a articulação do Programa Novas Trilhas (POC), com devolutiva sobre a integração entre a Secretaria de Assistência Social e Segurança Alimentar (Sasc) e a equipe SEAS na próxima reunião do Comitê.
A pauta contemplou ainda a indicação formal de um gerente executivo para o Plano Municipal de Prevenção, reforçando a estrutura de governança das ações, além de informes sobre a intervenção urbanística no Campo do Diamantino e sobre o Plano Municipal de Prevenção à Violência de Maracanaú, com previsão de capacitação da rede de gerentes executivos a partir de março.
No eixo das pautas estratégicas, foi apresentado o Projeto Cidade Viva, com definição da área de intervenção, capacitação com o tema “Direito à Cidade e Prevenção à Violência” e apresentação do Projeto Executivo de Urbanismo.
A reunião também contou com a devolutiva do Grupo de Trabalho Técnico sobre a desintrusão do território Pitaguary, conduzida pela Secretaria Municipal dos Povos Originários, e com a apresentação dos dados de CVLIs, seguida de apreciação e deliberação por parte dos órgãos participantes.
Com a continuidade das reuniões e o acompanhamento sistemático das ações, o Comitê Deliberativo Municipal reafirma o compromisso da gestão em fortalecer políticas públicas integradas, promover a cultura de paz e reduzir os índices de violência em Maracanaú por meio do trabalho articulado entre município e Governo do Estado.