O Departamento Municipal de Trânsito e Transportes – Demutran de Maracanaú encerrou na tarde desta terça-feira, 31 de maio, as atividades em alusão ao Maio Amarelo, que é voltado para prevenção à violência no trânsito. Na ocasião, agentes municipais de trânsito e servidores do Demutran realizaram blitz em frente à Praça da Estação, onde foram distribuídos materiais educativos. Em Maracanaú, a campanha foi lançada no dia 4 de maio, com blitz educativa na Nova Avenida José Alencar.
Sobre o Maio Amarelo – O Movimento Maio Amarelo nasceu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil.
O Maio Amarelo teve como ponto de partida a Assembleia Geral das Nações Unidas que editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O documento foi elaborado com base em um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.
A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente. (Artur Filho)