A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Assistência Social e Segurança Alimentar (Sasc), realiza periodicamente visitas domiciliares para atualização dos dados das famílias incluídas na Ação de Qualificação do Cadastro Único — 2025. Esta ação possui reflexos nos seguintes programas sociais direcionados a famílias de baixa renda:
• Programa Bolsa Família (PBF);
• Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE);
• Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).
A iniciativa segue as orientações da Instrução Normativa Conjunta n.º 1 SAGICAD/SENARC/SNAS/MDS, de 26 de fevereiro de 2025, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) que divide as famílias a serem visitadas em públicos de averiguação e revisão cadastrais e, do Decreto Federal n.º 12.534, de 25 de junho de 2025.
O objetivo da ação é evitar bloqueios e cancelamentos de benefícios sociais. As visitas são realizadas de segunda a quinta, das 8h às 16h e nas sextas, das 8h às 14h, por entrevistadores sociais do Cadastro Único.
Público-alvo da ação:
As famílias que estão passando pela Revisão Cadastral são aquelas que não atualizaram seus dados há mais de dois anos. Já as que estão na Averiguação Cadastral são aquelas que, segundo o cruzamento de dados do Governo Federal com a base do Cadastro Único, apresentaram inconsistências como a não declaração de rendas ou exclusões de membros da família que tinham vínculo de renda. Nestes casos, o MDS solicita que os atendimentos às famílias que fazem parte da listagem desta ação ocorram obrigatoriamente por meio de visita domiciliar.
Identificação dos entrevistadores sociais:
As visitas são realizadas por entrevistadores sociais do Cadastro Único, devidamente identificados com fardamento, crachá funcional e documento de identidade. Além disso, os profissionais utilizam veículos oficiais da Prefeitura de Maracanaú.
Para garantir a segurança das famílias atendidas, a Sasc orienta que, em caso de dúvida quanto à identidade dos entrevistadores, a população entre em contato com o telefone (85) 3521-5811 para confirmação.
Números da ação em Maracanaú:
Atualmente, Maracanaú possui 510 famílias convocadas para a Averiguação Cadastral e 753 famílias em processo de Revisão Unipessoal e, do total de pessoas que acessam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social e que precisam estar com seus dados incluídos no Cadastro Único são 261, logo é um número expressivo de famílias e pessoas a serem atendidas nos prazos estabelecidos pelo MDS.
A Prefeitura reforça o compromisso em garantir que todas as famílias maracanauenses que dependem dos programas sociais mantenham seus benefícios ativos e convida os beneficiários a colaborarem com o processo de atualização cadastral.