Prefeitura de Maracanaú realiza visitas domiciliares para atualização do Cadastro Único

cadUnico
Foto: Paulo Marques

A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Assistência Social e Segurança Alimentar (Sasc), está realizando visitas domiciliares para atualização dos dados das famílias incluídas nos processos de Averiguação e Revisão Cadastral do Cadastro Único 2025. A iniciativa segue as orientações da Instrução Normativa Conjunta n.º 1 SAGICAD/SENARC/SNAS/MDS, de 26 de fevereiro de 2025, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

O objetivo da ação é evitar bloqueios e cancelamentos de benefícios sociais do Programa Bolsa Família, já programados para ocorrer na próxima folha de pagamento, caso as informações cadastrais não sejam regularizadas dentro do prazo, especificamente para estas famílias que estão nos processos de Averiguação e Revisão Cadastral de 2025.

As visitas são realizadas de segunda a quinta-feira, das 8h às 16h e às sextas pela manhã. No período de 7 de junho a 12 de julho de 2025, os entrevistadores sociais do Cadastro Único realizam as visitas exclusivamente pela manhã, como forma de ampliar o alcance e atender o maior número possível de famílias.

Público-alvo da ação

As famílias que estão passando pela Revisão Cadastral são aquelas que não atualizaram seus dados há mais de dois anos. Já as que estão na Averiguação Cadastral são aquelas que, segundo o cruzamento de dados do Governo Federal com a base do Cadastro Único, apresentaram inconsistências como a não declaração de rendas ou exclusões de membros da família que tinham vínculo de renda. Nestes casos, o MDS solicita que os atendimentos às famílias ocorram obrigatoriamente por meio de visita domiciliar.

Identificação dos entrevistadores sociais

As visitas são realizadas por entrevistadores sociais do Cadastro Único, devidamente identificados com fardamento, crachá funcional e documento de identidade. Além disso, os profissionais utilizam veículos oficiais da Prefeitura de Maracanaú.

Para garantir a segurança das famílias atendidas, a Sasc orienta que, em caso de dúvida quanto à identidade dos entrevistadores, a população entre em contato com o telefone (85) 3521-5811 para confirmação.

Números da ação em Maracanaú

Atualmente, Maracanaú possui 510 famílias convocadas para a Averiguação Cadastral e 753 famílias em processo de Revisão Unipessoal, totalizando um número expressivo de famílias que precisam atualizar seus dados dentro dos prazos estabelecidos pelo MDS.

A Prefeitura reforça o compromisso em garantir que todas as famílias maracanauenses que dependem dos programas sociais mantenham seus benefícios ativos e convida os beneficiários a colaborarem com o processo de atualização cadastral.