Evento simbólico marca prorrogação de convênio que beneficia crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Saúde, reafirma o seu compromisso com a inclusão e o cuidado especializado a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Na manhã desta quarta-feira, 02 de abril, no Palácio das Maracanãs, sede do Poder Executivo Municipal, foi realizado um ato simbólico para a assinatura do Termo de Prorrogação do Projeto Conecta Maracanaú, uma parceria com o Instituto da Primeira Infância (IPREDE) que garante atendimento multidisciplinar gratuito a crianças autistas e suas famílias. O evento contou com a presença do prefeito Roberto Pessoa, da secretária de Saúde, Vanda Sousa, da Equipe da Diretoria de Atenção Especializada à Saúde da Pessoa com Deficiência, do coordenador do Cirm, Gilielson Monteiro, técnicos da Secretaria de Saúde, vereadores, além de representantes do IPREDE e famílias atendidas pelo Conecta.
O projeto, que já vem transformando vidas em Maracanaú, teve sua vigência estendida, com ampliação no número de vagas, beneficiando 204 crianças. Além disso, foi homologada a habilitação do IPREDE para uma nova parceria, assegurando a continuidade e a expansão dos serviços. A data escolhida para a assinatura do termo não é por acaso: 02 de abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, instituído pela ONU para promover a inclusão e a compreensão sobre o TEA.
Conecta Maracanaú: atendimento integral e humanizado
O Projeto Conecta oferece diagnóstico precoce, tratamento especializado e suporte psicossocial para crianças de 0 a 12 anos, além de cursos profissionalizantes para pais e responsáveis. A unidade, localizada no bairro Jereissati, conta com uma equipe multiprofissional.
Todos os serviços são gratuitos e visam não somente a reabilitação, mas também a inclusão social e educacional das crianças.
Saiba mais — No período da tarde, o Centro Integrado de Reabilitação de Maracanaú (Cirm), realizou uma Celebração Especial em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, com apresentações das crianças e adolescentes atendidos pelo equipamento, reforçando a importância do acolhimento, da inclusão e do trabalho em rede. O Cirm fica localizado na Avenida X, n.º 159, bairro Jereissati I.