Prefeitura e IFCE firmam parceria para reativar Projeto Farmácia Viva

No momento, você está visualizando Prefeitura e IFCE firmam parceria para reativar Projeto Farmácia Viva
Foto: Felipe Araújo
  • Autor do post:
  • Categoria do post:Saúde
  • Tempo de leitura:2 minutos de leitura

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE Campus Maracanaú), firmaram na última terça-feira, 13 de maio, uma parceria para a reativação do Projeto Farmácia Viva no município. A parceria se deu mediante assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica, em cerimônia realizada no Palácio das Maracanãs, sede do Poder Executivo Municipal.

O projeto, pioneiro no uso de plantas medicinais para produção de fitoterápicos, será retomado com foco em:
– Capacitação de profissionais de saúde e comunidade;
– Cultivo sustentável de plantas medicinais no Horto do Mucunã e nos Postos de Saúde;
– Produção de xaropes, tinturas e fotoprotetores naturais (como o xarope de chambá e protetor solar FPS 30);
– Divulgação científica sobre o uso racional de fitoterápicos.

A solenidade contou com a presença do prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, da secretária de Saúde, Vanda Sousa, da diretora-geral do IFCE, Rossana Barros Silveira, do renomado professor Júlio Peixe, idealizador e criador do Projeto Farmácia Viva, do técnico agrícola, Jodeílson Moreira, da coordenadora administrativa e articuladora, Luiza de Marilac, além de autoridades locais e acadêmicas, que prestigiaram a assinatura deste importante acordo de cooperação técnica.

Como parte do acordo, estão programadas visitas técnicas ao Horto do Mucunã para estudantes e profissionais da área de saúde, além da realização de oficinas práticas sobre cultivo e manipulação segura de plantas medicinais. A população também será beneficiada com a distribuição gratuita de fitoterápicos produzidos pelo projeto nas unidades básicas de saúde do município, ampliando o acesso a tratamentos naturais complementares.

Saiba mais — O Farmácia Viva foi criado na década de 1990 pelo professor Júlio Peixe, tornando-se referência em saúde integrativa. A reativação atende à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) do SUS.