Você está visualizando atualmente Prefeitura e IPREDE firmam parceria para instalação do Projeto Conecta em Maracanaú
  • Autor do post:
  • Categoria do post:Saúde
  • Tempo de leitura:2 minutos de leitura

O prefeito Roberto Pessoa visitou a sede do Instituto da Primeira Infância (IPREDE), em Fortaleza, nesta última terça-feira, 02/05, onde foi recebido pelo presidente da instituição, Sulivan Mota. Durante a visita, o Prefeito que estava acompanhado pelo secretário de Saúde, Wagner Sousa, conheceu as instalações da Unidade Conecta, projeto que faz parte do IPREDE.

A visita teve como finalidade, além de conhecer o projeto, firmar parceria entre a Prefeitura e o IPREDE, para a instalação de uma Unidade do Conecta no município, que irá funcionar no Centro de Referência do Transtorno Autista – CERTA, que será criado em Maracanaú.

A visita contou com as presenças da deputada Federal Fernanda Pessoa, do deputado Estadual Firmo Camurça, do vereador Jeorgenes Castro, da diretora da Atenção Secundária da Secretaria de Saúde, Roseane Monteiro, da presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Gabrielle Uchôa, do coordenador do CERTA, Rodrigo Pinheiro e da equipe da ONG Projeto Milagre Azul.

Após a visita, o Prefeito e toda a comitiva retornaram para Maracanaú, onde conheceram as futuras instalações do novo Centro de Referência do Transtorno Autista. Na ocasião, foi assinada a ordem de serviço de funcionamento do CERTA. O momento contou com a presença de autoridades locais, pessoas autistas e familiares

Unidade de Assistência a Crianças com Transtorno do Espectro Autista – A Unidade Conecta conta com uma equipe multiprofissional, para diagnóstico, tratamento e inclusão educacional. O projeto atende crianças autistas, de 0 a 12 anos, além de ofertar cursos profissionalizantes para os pais e/ou responsáveis deles. Entre os serviços ofertados, estão: enfermagem, terapia ocupacional, fonoaudiologia, musicoterapia, psicologia, pedagogia, entre outros. Todos os serviços são gratuitos.

Centro de Referência do Transtorno Autista – O CERTA contará com uma estrutura física composta por oito salas de atendimento, além de área externa para desenvolvimento de atividades de interação e um Núcleo de Ensino e Pesquisa, que irá desenvolver ações de capacitação de profissionais de saúde e educação que atuam com pacientes com TEA. Serão oferecidos no CERTA várias especialidades: neurologista, psiquiatra, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e atendimento pedagógico especializado.