Você está visualizando atualmente Prefeitura e Nova Escola entregam novos equipamentos tecnológicos para as escolas municipais

A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Educação, em parceira com o Programa de Desenvolvimento Colaborativo – PDC da Associação Nova Escola, entregou, nesta segunda-feira, 20 de agosto, novos equipamentos tecnológicos para 78 escolas municipais que participaram das formações ofertadas pelo programa. As instituições educacionais foram contempladas com 234 Chromebooks e 78 Projetores de multimídia, tipo Datashow, mouses, e cabos HDMI para auxiliar na prática pedagógica, dinamizando os processos de ensino e aprendizagem e elevando a qualidade da educação de Maracanaú.

Participaram da solenidade o prefeito Firmo Camurça, o secretário de Educação, Marcelo Farias, a diretora de Educação, Ivaneide Antunes, a coordenadora de Desenvolvimento Curricular, Luzivany Freire, representando os gestores das escolas, Andréa Leal, representando todos os professores de matemática do município, Marcos Baia e a gerente de projetos do Programa de Desenvolvimento Colaborativo, Juliana Gregory, além dos gestores, coordenadores pedagógicos e professores da rede.

Das escolas municipais, 44 estão utilisando os planos de Matemática do 1º ao 9º ano e 34 estão aplicando os planos de Língua Portuguesa das séries específicas de 1º e 7º anos. As turmas beneficiadas com a parceria têm apresentado resultados significativos na prática pedagógica do professor e na aprendizagem do estudante, apontando caminhos metodológicos que incentivam o protagonismo do aluno, tornando-o centro do processo de aprendizagem, com vistas a desenvolver sua autoestima e contribuir para o desenvolvimento dos aspectos cognitivos e socioemocionais.

Daniele Abreu Silva, professora de Matemática da escola Manoel Moreira Lima, destacou a experiência em sala de aula com o Programa de Desenvolvimento Colaborativo – PDC. “Quando eu vi os planos organizados com cinco unidades temáticas isso já me encantou, porque as aulas seriam dadas de acordo com esse material. A organização do conteúdo disponível pela Nova Escola leva o professor a ter um olhar diferenciado para o seu planejamento e suas aulas.

Luiz Roberto da Silva Damasceno, coordenador pedagógico da escola Luís Gonzaga dos Santos, parabenizou a Secretaria de Educação e a Nova Escola por este programa voltado para o trabalho pedagógico desenvolvido pela escola. “Trabalhamos com os planos e orientamos os professores para usá-los todos em sala de aula. A gente deseja realmente a melhoria. Então agradeço e parabenizo a Secretaria de Educação e a Nova Escola pela oportunidade que está nos dando”, conta o coordenador. As escolas municipais Luís Gonzaga dos Santos e José Belisário de Sousa utilizaram todos os planos de aula.

O secretário de Educação, Marcelo Farias, conta que as parcerias formadas são de grande valia e que os recursos tecnológicos são fundamentais na aprendizagem. “A gente espera que esses aparelhos sirvam como ferramenta para melhorar cada vez mais a performance da educação.” (Bruna Marques)