Você está visualizando atualmente Prefeitura e SESC firmam parceria para promoção e prevenção da saúde da mulher em Maracanaú
  • Autor do post:
  • Categoria do post:Saúde
  • Tempo de leitura:4 minutos de leitura

A Prefeitura de Maracanaú e o SESC-CE oficializaram nesta segunda-feira, 23/05, a parceria tem como principal objetivo, fortalecer e ampliar a assistência integral à saúde da mulher no município. Por três meses, uma Unidade Móvel ficará instalada na cidade para realização de exames gratuitos como mamografia, prevenção do câncer de colo do útero, exame clínico das mamas e orientações sobre saúde sexual e reprodutiva.

“É um momento de gratidão por essa parceria com o SESC, que vem potencializar os serviços já oferecidos nas nossas Unidades de Saúde. Nós já temos o serviço de mamografia e a realização do exame de prevenção do câncer do colo de útero em todos os Postos de Saúde. A parceria com o SESC vem fortalecer esse nosso atendimento a todas as mulheres maracanauenses.” destacou Socorro Norjosa – Secretária de Saúde de Maracanaú

Os exames de mamografia são laudados pelo Hospital do Câncer de Barretos e a prevenção pelo Instituto do Câncer do Ceará. O resultado dos exames são liberados em cerca de 30 dias e as orientações são repassadas pela Unidade Básica de Saúde. O público-alvo para mamografia são mulheres de 40 a 69 anos e a prevenção mulheres de 25 a 64 anos. Mulheres a partir de 40 anos podem realizar a mamografia e o exame de prevenção do câncer de colo do útero no mesmo dia.

Para o Presidente da Fecomércio, Luiz Gastão Bittencourt, a prevenção é importante porque quando se detecta algum problema no início, é mais fácil de curar, é mais fácil de prevenir e é melhor para ter uma vida saudável. “A nossa unidade de saúde da mulher funciona em 23 estados brasileiros. Nosso objetivo é sempre facilitar o exame das mulheres para fazer a prevenção para o câncer, tanto de mama como de colo do útero. As análises desses exames são feitas em laboratórios credenciados, onde a Secretaria de Saúde tem acesso a todos os resultados dos exames. A Unidade Móvel pode circular em outros bairros do município e ela vai circular em Maracanaú.” finaliza Gastão

A marcação desses exames acontece nos Postos de Saúde de Maracanaú, através do atendimento dos profissionais da Equipe da Estratégia Saúde da Família. Para o agendamento, é necessário levar RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. No momento do agendamento, o dia e horário dos exames é comunicado pelos profissionais do Posto. A Unidade Móvel permanecerá instalada por três meses em Maracanaú, em frente ao Ginásio Poliesportivo Carlos Alberto Portela – Arena Carlão, na Pajuçara. O atendimento é realizado de segunda a quinta-feira, de 8h às 12h e de 13h às 16h, e na sexta-feira de 8h às 12h. A previsão é atender a população feminina da cidade com 1.000 mamografias e 1.000 exames ginecológicos do colo do útero até julho.

“Quero agradecer a mais uma parceria com a Fecomércio, desta vez através do SESC. 54% da população maracanauense é mulher. A Unidade Móvel do SESC está programada para ficar três meses aqui em Maracanaú e eu não acho justo. Ela tem que andar, atender a população mais pobre e mais necessitada. Atender bairros onde o Posto de Saúde é mais distante. Temos que incentivar as nossas campanhas na questão preventiva em tudo que for, tanto na saúde como na ação social, educação e esporte. Estamos aqui muito felizes com essa parceria com a Fecomércio.” Roberto Pessoa – Prefeito de Maracanaú

Na ocasião, o Prefeito Roberto Pessoa aproveitou para fazer mais um anúncio para os maracanauenses. “Uma outra grande parceria, é que a Prefeitura está doando um terreno no Conjunto Timbó para o SESC e Senac se instalarem em Maracanaú para atender a nossa população. Um investimento muito grande da Fecomércio para os maracanauenses.” comemorou.

O evento foi finalizado com a assinatura do termo de parceria entre Prefeitura de Maracanaú e Fecomércio e a abertura oficial da Unidade Móvel SESC Saúde Mulher, que já funciona na cidade desde o dia 18 de maio.