Prefeitura encerra Natal de Brilho 2022/2023 no Dia de Reis

Você está visualizando atualmente Prefeitura encerra Natal de Brilho 2022/2023 no Dia de Reis

A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo – Secult, realizou na última sexta-feira, 06/01, o encerramento do Natal de Brilho 2022/2023 com uma programação especial no Dia de Reis. O evento ocorreu na Praça da Estação, onde foi montado um altar para celebração da Santa Missa de Cura e Libertação, conduzida pelo padre Jean Nogueira Moreno. A liturgia da noite foi a “Epifania do Senhor”, ou seja, trata-se da primeira manifestação de Cristo e momento em que os Três Reis Magos, orientados pela Estrela de Davi, conseguiram chegar até Jesus após o seu nascimento. O padre Jean falou sobre o amor de Deus por todas as nações. “Deus nos ama tanto que mandou seu filho amado para salvar a todos. Jesus é a nossa luz”, disse o sacerdote.

A enfermeira do Hospital de Maracanaú, Regilane André, falou de seu contentamento pelo espaço de fé disponibilizado no Natal de Brilho, “Amei o Natal de Brilho, principalmente, por assistir à missa aqui na Praça da Estação. Desde que o padre Jean chegou em Maracanaú não perco nenhuma missa celebrada por ele, pois é conhecedor da palavra de Deus e sabe transmiti-la de forma simples. Diversas pessoas alcançaram as graças por intermédio dele”, disse ela.

Após a missa, o Grupo Pastoril Nossa Senhora de Fátima apresentou a Queima da Lapinha, simbolicamente, são todos os vestígios do nascimento do menino Jesus que foram queimados para que o rei da época, Herodes, não o pudesse encontrá-lo. Houve também a adoração ao menino Jesus sendo presenteado, após seu nascimento, pelos Três Reis Magos: Baltazar, Gaspar e Belchior. O mestre em Maracatu José de Paula Almeida, falou que esta é uma tradição passada de geração a geração. “Esta é uma tradicional cerimônia em que remontamos a época em que Jesus nasceu e o melhor é que as famílias vão crescendo e participando do grupo, assim a cultura é reavivada a cada ano”, explicou o mestre.

No final do evento, os presentes assistiram a Companhia Folclórica Dança de Raiz, pertencente ao bairro Novo Maracanaú. Eles apresentaram a Folia de Reis (Reisado), uma tradição católica milenar que consiste num quadro que enfatiza a colonização europeia nos períodos festivos natalinos até os Dias de Reis cuja comemoração acontece em 6 de janeiro.