A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria da Assistência Social e Segurança Alimentar – Sasc, realiza na próxima sexta-feira, 28, a partir das 9h30min, a reinauguração do Centro de Referência da Assistência Social – Cras da Pajuçara. A Gestão Municipal investiu R$ 892,9 mil na revitalização do equipamento, que recebeu retelhamento completo, nova estrutura elétrica e hidráulica, pintura, troca das janelas, novas grades e construção da piscina e vestiários.
Cras da Pajuçara – O equipamento recebe o nome de Marta Maria Lemos Nobre, a Martinha. Nascida em 10 de maio de 1956, em Fortaleza, e falecida no dia 10 de fevereiro de 2017, foi filha de uma costureira e de um motorista de ônibus coletivo. Estudou como bolsista no Colégio Anchieta, na Parangaba, onde concluiu seus estudos. Formou-se professora e, em 1974, tornou-se concursada no município de Maranguape. Além de exercer sua função como educadora nas Escola José de Borba Vasconcelos (atualmente Flávio Pontes), contribuiu generosamente ao alfabetizar, de forma voluntária, muitos moradores da Pajuçara.
Em 1977, casou-se com o Sr. Francisco Ventura Nobre. Tornou-se mãe pela primeira vez em uma gestação de gêmeas, dedicando-se à maternidade em tempo integral e abdicando, temporariamente, de sua carreira como educadora. Mãe de três filhos e avó de seis netos, sua trajetória foi marcada pela bondade e pelo desejo constante de auxiliar o próximo. Sempre envolvida em ações sociais no bairro, buscava melhorias para a população de Pajuçara.
No ano de 1986, ingressou na vida política ao lado de seu esposo, o Sr. Quixadá. Juntos, contribuíram significativamente para a emancipação de Maracanaú. Em 2005, assumiu o cargo de auxiliar administrativa como servidora pública de Maracanaú, na agência dos Correios de Pajuçara. Mulher cristã, temente a Deus, pautou sua vida pelos princípios de amar o próximo em palavras e ações. Sua mansidão, generosidade e seriedade em tudo o que se propunha a fazer eram características marcantes, seja na vida profissional, cristã ou familiar. Deixou um legado de bondade e dedicação à família e a todos que tiveram a honra de conviver com ela. Foi uma mãe dedicada, uma esposa companheira e um exemplo de amor que sempre uniu sua família.