Prefeitura inaugura Portal de Identificação do Território Indígena Pitaguary

Você está visualizando atualmente Prefeitura inaugura Portal de Identificação do Território Indígena Pitaguary
Foto: Rafael Dourado

Nesta terça-feira, dia 30 de abril, a celebração na Comunidade Pitaguary, foi por conta da inauguração do Portal de Identificação do Território Indígena. O momento foi realizado pela Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Indígenas — Safai.

O novo portal foi criado para representar as aldeias Pitaguary que vivem no município e o projeto foi idealizado pela Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Desenvolvimento Urbano — Seinfra. Envolvendo a comunidade e trazendo a identidade cultural do povo indígena, os pilares do novo Portal foram pintados por crianças, jovens, adultos e lideranças Pitaguary.

Os pilares de madeira são marcados pelos desenhos de pontas de flecha, tão representativos dessa etnia. Já a placa metálica conta com o nome vazado “Território Indígena Pitaguary”, que transforma a paisagem da Serra da Aratanha também como protagonista do espaço.

A solenidade de desenlace da fita contou com a presença de estudantes e lideranças indígenas, além de representantes de diversas secretarias da Prefeitura de Maracanaú.