No momento, você está visualizando Prefeitura inaugura sede do Centro Especializado para População em Situação de Rua
Foto: Rafael Dourado

A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania — Sasc, entregou nesta terça-feira, 25 de junho, a nova sede do Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua — Centro-POP de Maracanaú.

A estrutura do novo prédio com 774,15 m², localizado na Avenida X, S/N, no Jereissati II, conta com cozinha, banheiros com acessibilidade, lavanderia, auditório e amplas salas para a realização das atividades socioeducativas voltadas para pessoas em situação de rua de Maracanaú.

O equipamento conta com equipe técnica da Sasc para realizar atendimentos especializados individuais e coletivos, identificando as necessidades dos usuários, promovendo a articulação com as outras políticas públicas.

Durante a solenidade de inauguração da sede, Andrea Esmeraldo, coordenadora do Centro-POP, desejou que a nova unidade garanta o acesso às políticas públicas das pessoas em situação de rua com dignidade. “Que esse novo prédio seja o anúncio das ações de proteção especial para as pessoas em situação de rua em Maracanaú”.

“A entrega dessa unidade que é um equipamento de referência em estrutura para todo o estado do Ceará, mostra o compromisso da gestão com a Política de Assistência Social no nosso município”, explicou Daniel Baima, secretário da Assistência Social e Cidadania.

O espaço oferta ainda atividades de convívio e socialização, bem como ações que incentivem o protagonismo e a participação social das pessoas em situação de rua. Além disso, a unidade funciona como ponto de apoio para pessoas que moram e/ou sobrevivem nas ruas, promovendo o acesso a espaços de guarda de pertences, ambiente para realização de higiene pessoal, de alimentação e provisão de documentação.

Foram investidos R$ 1.501.638,94 na obra de construção das novas instalações do equipamento estratégico da Sasc.

A entrega do equipamento contou com a presença de autoridades municipais, de representantes de diversas secretarias, equipamentos e Conselhos Municipais da Prefeitura de Maracanaú e lideranças locais.